Dublin Core
Title
ENTRE O ATO DE INFORMAR E DESINFORMAR: ESQUEMA CONCEITUAL E METODOLÓGICO DE COMPETÊNCIAS PARA O ACESSO, A AVALIAÇÃO E O USO ÉTICO DA INFORMAÇÃO NO CIBERESPAÇO
Subject
Acesso à informação,
Ciberespaço,
Competência em informação,
Competência leitora,
Desinformação
Creator
Meri Nadia Marques Gerlin
Description
O fato de que a informação deturpada e a notícia falsa, compartilhada em larga escala nas redes digitais, também influencia o sujeito contemporâneo no espaço presencial, reforça o objetivo de propor um esquema conceitual das competências e metodológico para combate à desinformação, que oriente sobre o acesso confiável e a leitura crítica da informação nas redes híbridas (virtuais e presenciais). Com a finalidade de representar competências e habilidades necessárias ao acesso à informação que possam reprimir o ato de desinformar, realiza-se uma revisão sistemática da literatura (RSL) produzida no âmbito da Ciência da Informação. A pesquisa envolve quatro fases: fundamentação teórica sobre as categorias “competências”, “informação” e “desinformação” (i); análise do conteúdo para a representação do esquema conceitual e metodológico (ii); investigação dos fenômenos concernentes ao acesso à informação e combate à desinformação (iii); e elaboração de quadros com articulações conceituais e metodológicas sobre as competências (iv). O resultado fornece base para representações que viabilizam o acesso e o uso ético da informação textual, sonora e imagética, tendo em vista a necessidade de criação de estratégias para leituras multimodais e hipertextuais, assim como fornece parâmetros para uma leitura crítica exigida dentro de um contexto de colaboração nas redes sociais. Culmina no “Esquema Conceitual das Competências e Metodológico para Combate à Desinformação”, responsável por organizar e disponibilizar estratégias demandadas pelas necessidades informativas e sociais relacionadas com o ato de informar e com as competências leitora e em informação requeridas em um cenário que solicita novos estudos para repensar e projetar a percepção do fenômeno da (des)informação.
Publisher
Universidade de Brasília- UnB
Date
22/11/2021
Rights
Aos respectivos autores
Language
Português
Type
Texto
Coverage
Científica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competência em Informação, Alfabetização Midiática e informacional
Descrição Coordenador
Prof.ª Dra. Martha Suzana Cabral Nunes (ABECIN/UFS)
Prof. Dr. Pablo Parra Valero (UCM)
Data Publicação
22/11/2021
Localização
Universidade de Brasília- UnB
Position: 629 (129 views)