Dublin Core
Title
Produção científica e índice h5 da Revista Educação & Formação
Subject
Índice h5;
Google Scholar;
Índice de citação;
Gestão do conhecimento
Creator
Karla Angélica Silva do Nascimento,
Lia Machado Fiuza Fialho
Description
Os artigos científicos publicados em periódicos disponíveis online exercem uma função fundamental na disseminação da produção acadêmica em todo o mundo, pois é por meio deles que os pesquisadores e a população podem se apropriar das inovações científicas produzidas. No Brasil, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior qualifica os periódicos em estratos e, respectivamente, os artigos neles publicados recebem a pontuação equivalente à avaliação da revista científica e não necessariamente à qualidade do conhecimento produzido e descrito no artigo. Adota-se, prioritariamente, o índice de citação pesquisado em três bases bibliométricas: a Web of Science, a Scopus e o Google Scholar. Na área da Educação, essa métrica é calculada a partir do índice H5 gerado pela última base. Assim, muitos periódicos passaram a se preocupar fortemente com a gestão do conhecimento publicado e seu impacto, a exemplo revista Educação & Formação. Baseado nisso, emergiu o problema deste estudo: quais os artigos mais citados na Educação & Formação, suas respectivas temáticas e o índice de citação dos textos e autores? O objetivo desta pesquisa foi analisar as produções científicas mais citadas na Educação & Formação e sua possível relação com o índice H dos autores. O periódico Educação & Formação foi selecionado como objeto de estudo porque foi apontado no último ranking produzido pela Comunicar, com base nas métricas da Web of Science, como a revista mais citada no Brasil. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que utilizou o perfil da revista no Google Scholar no quadriênio 2017-2020. Os resultados demonstram que os artigos publicados não possuíam uma temática específica, ou seja, os assuntos eram variados, ainda que todos relacionados ao escopo do periódico; não permitindo sinalizar uma subtemática que ensejasse maior visibilidade e citação. Ademais, ficou evidenciado, mediante análise do perfil do Google Scholar dos autores, que os textos mais citados da Educação & Formação não estavam necessariamente relacionados às produções de autores com maior índice de citação em seus perfis, pois havia artigos bem citados de autores com baixo impacto, e vice-versa. Conclui-se que, no caso da Educação & Formação, não se torna significativo investir na gestão da informação por subárea do conhecimento educacional, tampouco pelo impacto do autor, mas, prioritariamente, na qualidade do artigo produzido.
Publisher
Universidade de Brasília- UnB
Date
23/11/2021
Rights
Aos respectivos autores
Language
Português
Type
Texto
Coverage
Científica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Gestão da Informação, Comunicação e Organização do Conhecimento
Descrição Coordenador
Prof.ª Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares (UnB)
Prof.ª Dra. Sonia Sánchez Cuadrado (UCM)
Data Publicação
23/11/2021
Localização
Universidade de Brasília- UnB
Position: 823 (99 views)