PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DA AÇÃO BIBLIOTECÁRIA E AÇÃO DOCENTE NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA

12 PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DA AÇÃO BIBLIOTECÁRIA E AÇÃO DOCENTE NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁR.pdf

Dublin Core

Título

PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DA AÇÃO BIBLIOTECÁRIA E AÇÃO DOCENTE NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA

Materia

Competência em Informação;
Biblioteca Universitária;
Setor de Referência;
Programa de Formação para Bibliotecas;
Biblioteconomia.

Autor

Elmira Luzia Melo Soares Simeão
Emir José Suaiden

Denise Bacellar Nunes
Lídia Santos
Fabiane Nogueira Freitas
Francisco Rafael Amorim dos Santos
Jane Nasser
Mara Karoline Lins Teotônio
Marcelo Augusto Dias Scarabuci
Rafael Barcelos Santos
Valéria Canto Pereira
Mônica Regina Perez

Descripción

Relata experiência inovadora da Biblioteca Central da Universidade de Brasília em um Programa de Formação em Competência em Informação que integra docentes, discentes e bibliotecários da instituição. O programa reúne um conjunto de habilidades, desenvolvidas de forma disciplinada e coerente com o currículo universitário. A ação capacita o aluno para a autonomia na busca e uso de informações significativas à sua formação. A proposta inicial se apoia na oferta de uma disciplina cujo conteúdo aborda questões de normalização, metodologia, prática de pesquisa, direitos autorais e similares. A oferta da disciplina é complementada com outros formatos de treinamentos, alguns já utilizados pela biblioteca. A ideia é que parte desses conteúdos pode ser construído por bibliotecários, apoiados pelos professores. O mais importante é destacar a biblioteca como protagonista do processo de qualificação da pesquisa institucional. Na prática há consulta e interação com os diversos materiais a partir da página da biblioteca (textos, vídeos, tutoriais, etc.) e a divulgação dos repositórios institucionais. A avaliação se dá em processo quali-quantitativo e tem como objetivo principal verificar se os alunos utilizaram nas pesquisas a documentação certificada pela instituição, se produziram resultados satisfatórios, a partir da leitura e compreensão dos materiais indicados. Destaca-se que a avaliação considera o nível do aluno em função das etapas de curriculares de cada curso.

Editor

Faculdade de Ciência da Informação - FCI

Universidade de Brasília - UnB

Fecha

24/06/2015

Derechos

Elmira Luzia Melo Soares Simeão
Emir José Suaiden
Denise Bacellar Nunes
Lídia Santos
Fabiane Nogueira Freitas
Francisco Rafael Amorim dos Santos
Jane Nasser
Mara Karoline Lins Teotônio
Marcelo Augusto Dias Scarabuci
Rafael Barcelos Santos
Valéria Canto Pereira

Mônica Regina Perez

Formato

PDF

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISBN: 978 – 85 – 88130 – 47 – 0

Cobertura

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Competência em Informação

Descrição Coordenador

Dra. Elmira Luzia Melo Soares Simeão
Dra. Regina Célia Baptista Belluzzo

Data Publicação

2015

Instituição de Origem

Universidade de Brasília - UnB

Cidade de Origem

Brasília

País de Origem

Brasil

Localização

Universidade Estadual Paulista - Unesp – Campus de Marília- SP

Posición: 249 (185 Puntos de vista)