INVESTIGANDO A ERA INFORMACIONAL: SUBJETIVIDADE, TICS E EDUCAÇÃO

LIBRO 1 Investigacion en informacion-213-226.pdf

Dublin Core

Título

INVESTIGANDO A ERA INFORMACIONAL: SUBJETIVIDADE, TICS E EDUCAÇÃO

Materia

Comunicação, Educação, Subjetividade.

Autor

Éverton Gonçalves de Ávila

Descripción

A presente pesquisa trata da construção da subjetividade contemporânea a partir do advento da era informacional. Objetiva assim, o estudo das transformações ocorridas a partir do desenvolvimento tecnológico de geração, recepção e utilização de informações durante a passagem do século XX para o XXI e suas implicações com as noções de novo, tempo, espaço, cultura e educação. Assim, esse estudo
pretende discutir de que forma se dá a construção da subjetividade contemporânea a partir das transformações advindas da era informacional e como ela interfere e estimula através das noções de tempo, informação, novo e velocidade do processo educacional através de um levantamento bibliográfico, de cunho qualitativo a partir de discursos produzidos pela e sobre a educação, e a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no universo escolar. Utilizando como fontes de
pesquisa artigos científicos digitais publicados no eixo temático: Tecnologia, Mídias e Educação dos Anais do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade - EDUCON da Universidade Federal de Sergipe - Sergipe – Brasil, nas Edições de 2014 e 2015, procura estabelecer a dinâmica das relações entre mídia, internet e cultura de massa com as novas concepções de construção de conhecimento e utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Através do suporte conceitual de Michel Foucault, Hannah Arendt e Agnes Heller busca-se no estudo dos Anais do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade perceber dentro de seu movimento cronológico, a efervescência de um momento em que a própria academia denominou de rupturas e transformações.

Editor

Universidad Complutense de Madrid - UCM

Fecha

16/11/2016

Derechos

Universidad Complutense de Madrid - UCM
Éverton Gonçalves de Ávila

Formato

PDF

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISBN: 978-84-617-6684-0

Cobertura

Programação científica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Competências em informação.

Descrição Coordenador

Dr. Emir Suaiden
Dra. Iuliana Botezán

Data Publicação

2017

Instituição de Origem

Universidade Tiradentes - UNIT

Cidade de Origem

Tiradentes - Minas Gerais

País de Origem

Brasil

Localização

Facultad de Ciencias de la Documentación
Departamento de Biblioteconomía y Documentación
Universidad Complutense de Madrid - Espanha

Posición: 422 (167 Puntos de vista)