Dublin Core
Título
INVESTIGANDO A ERA INFORMACIONAL: SUBJETIVIDADE, TICS E EDUCAÇÃO
Materia
Comunicação, Educação, Subjetividade.
Autor
Éverton Gonçalves de Ávila
Descripción
A presente pesquisa trata da construção da subjetividade contemporânea a partir do advento da era informacional. Objetiva assim, o estudo das transformações ocorridas a partir do desenvolvimento tecnológico de geração, recepção e utilização de informações durante a passagem do século XX para o XXI e suas implicações com as noções de novo, tempo, espaço, cultura e educação. Assim, esse estudo
pretende discutir de que forma se dá a construção da subjetividade contemporânea a partir das transformações advindas da era informacional e como ela interfere e estimula através das noções de tempo, informação, novo e velocidade do processo educacional através de um levantamento bibliográfico, de cunho qualitativo a partir de discursos produzidos pela e sobre a educação, e a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no universo escolar. Utilizando como fontes de
pesquisa artigos científicos digitais publicados no eixo temático: Tecnologia, Mídias e Educação dos Anais do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade - EDUCON da Universidade Federal de Sergipe - Sergipe – Brasil, nas Edições de 2014 e 2015, procura estabelecer a dinâmica das relações entre mídia, internet e cultura de massa com as novas concepções de construção de conhecimento e utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Através do suporte conceitual de Michel Foucault, Hannah Arendt e Agnes Heller busca-se no estudo dos Anais do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade perceber dentro de seu movimento cronológico, a efervescência de um momento em que a própria academia denominou de rupturas e transformações.
pretende discutir de que forma se dá a construção da subjetividade contemporânea a partir das transformações advindas da era informacional e como ela interfere e estimula através das noções de tempo, informação, novo e velocidade do processo educacional através de um levantamento bibliográfico, de cunho qualitativo a partir de discursos produzidos pela e sobre a educação, e a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no universo escolar. Utilizando como fontes de
pesquisa artigos científicos digitais publicados no eixo temático: Tecnologia, Mídias e Educação dos Anais do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade - EDUCON da Universidade Federal de Sergipe - Sergipe – Brasil, nas Edições de 2014 e 2015, procura estabelecer a dinâmica das relações entre mídia, internet e cultura de massa com as novas concepções de construção de conhecimento e utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Através do suporte conceitual de Michel Foucault, Hannah Arendt e Agnes Heller busca-se no estudo dos Anais do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade perceber dentro de seu movimento cronológico, a efervescência de um momento em que a própria academia denominou de rupturas e transformações.
Editor
Universidad Complutense de Madrid - UCM
Fecha
16/11/2016
Derechos
Universidad Complutense de Madrid - UCM
Éverton Gonçalves de Ávila
Formato
PDF
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISBN: 978-84-617-6684-0
Cobertura
Programação científica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competências em informação.
Descrição Coordenador
Dr. Emir Suaiden
Dra. Iuliana Botezán
Data Publicação
2017
Instituição de Origem
Universidade Tiradentes - UNIT
Cidade de Origem
Tiradentes - Minas Gerais
País de Origem
Brasil
Localização
Facultad de Ciencias de la Documentación
Departamento de Biblioteconomía y Documentación
Universidad Complutense de Madrid - Espanha
Departamento de Biblioteconomía y Documentación
Universidad Complutense de Madrid - Espanha
Posición: 422 (167 Puntos de vista)