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Título
Comportamento informacional em redes sociais e possíveis implicações da sobrecarga informacional pelos estudantes da educação básica
Materia
Comportamento informacional
Redes sociais
Sobrecarga informacional
Educação
Autor
SILVA, Teotonilia Maria Batista da
MACEDO, Paula Vanessa Franco
OLIVEIRA, Maria Socorro Sobreira
SANTOS, José Carlos Sales dos
Descripción
A presente pesquisa, objetivou analisar as possíveis implicações da sobrecarga
informacional no comportamento de estudantes da educação básica no Colégio da Polícia Militar da Bahia, Unidade Dendezeiros. Para tanto, consideramos as temáticas “comportamento informacional” e “redes sociais” onde as quais constituem-se enquanto temáticas recorrentes em pesquisas
inscritas no âmbito da sociedade do conhecimento. Para cumprir o referido objetivo, onde o diálogo entre a Ciência da Informação e a Educação são perspectivas fundamentais para se pensar o desenvolvimento da sociedade contemporânea, estruturaram-se a fundamentação teórica relativa às
discussões críticas do comportamento informacional, pelos possíveis impactos provocados pela sobrecarga informacional em ambientes digitais e as diversas maneiras do usuário se relacionar com os conteúdos depositados nos espaços digitais. A educação, entendida como uma prática social direcionada ao desenvolvimento humano, corresponde à tônica de estruturações de potencialidades e habilidades no desenvolvimento de competências dos indivíduos, contudo a sobrecarrega informacional, aliadas ao excesso de disciplinas para estudar, a cobrança pela escolha da profissão e a exigência por um bom desempenho são fatores que deixam o estudante ansioso e estressado e
provocam prováveis momentos de insegurança, frustração, desconcentração, esquecimento ,o que pode desencadear transtornos mentais e interferências no processo ensino aprendizagem. A partir desse cenário, os procedimentos metodológicos, conferiram ao método de procedimento
monográfico (estudo de caso único), o nível da pesquisa descritivo e a técnica e instrumento de investigação o questionário eletrônico. Nos resultados da pesquisa diagnosticamos que o uso de redes sociais demonstra potencial pedagógico positivo, mas faz-se necessário estudos mais
aprofundados para que seja possível dimensionar a sua potencialidade no processo
ensino-aprendizagem, considerando as implicações provocadas pelo fenômeno da infondemia na atual sociedade. Os estudantes são constantemente expostos a grandes volumes de informações, reverberando de maneira a desestimular a capacidade de analisar e produzir informações de maneira crítica para a sua formação. Consideramos a possibilidade de discussões para uma possível
implementação de ações e estratégias em escolas da Educação Básica. como a criação de meios que possibilitem o aprimoramento educacional necessário para entender e desenvolver nos estudantes a capacidade de buscar fontes seguras e acreditadas, a fim de façam bom uso da informação.
informacional no comportamento de estudantes da educação básica no Colégio da Polícia Militar da Bahia, Unidade Dendezeiros. Para tanto, consideramos as temáticas “comportamento informacional” e “redes sociais” onde as quais constituem-se enquanto temáticas recorrentes em pesquisas
inscritas no âmbito da sociedade do conhecimento. Para cumprir o referido objetivo, onde o diálogo entre a Ciência da Informação e a Educação são perspectivas fundamentais para se pensar o desenvolvimento da sociedade contemporânea, estruturaram-se a fundamentação teórica relativa às
discussões críticas do comportamento informacional, pelos possíveis impactos provocados pela sobrecarga informacional em ambientes digitais e as diversas maneiras do usuário se relacionar com os conteúdos depositados nos espaços digitais. A educação, entendida como uma prática social direcionada ao desenvolvimento humano, corresponde à tônica de estruturações de potencialidades e habilidades no desenvolvimento de competências dos indivíduos, contudo a sobrecarrega informacional, aliadas ao excesso de disciplinas para estudar, a cobrança pela escolha da profissão e a exigência por um bom desempenho são fatores que deixam o estudante ansioso e estressado e
provocam prováveis momentos de insegurança, frustração, desconcentração, esquecimento ,o que pode desencadear transtornos mentais e interferências no processo ensino aprendizagem. A partir desse cenário, os procedimentos metodológicos, conferiram ao método de procedimento
monográfico (estudo de caso único), o nível da pesquisa descritivo e a técnica e instrumento de investigação o questionário eletrônico. Nos resultados da pesquisa diagnosticamos que o uso de redes sociais demonstra potencial pedagógico positivo, mas faz-se necessário estudos mais
aprofundados para que seja possível dimensionar a sua potencialidade no processo
ensino-aprendizagem, considerando as implicações provocadas pelo fenômeno da infondemia na atual sociedade. Os estudantes são constantemente expostos a grandes volumes de informações, reverberando de maneira a desestimular a capacidade de analisar e produzir informações de maneira crítica para a sua formação. Consideramos a possibilidade de discussões para uma possível
implementação de ações e estratégias em escolas da Educação Básica. como a criação de meios que possibilitem o aprimoramento educacional necessário para entender e desenvolver nos estudantes a capacidade de buscar fontes seguras e acreditadas, a fim de façam bom uso da informação.
Editor
Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade
Fecha
14-09-2023
Derechos
Teotonilia Maria Batista da Silva
Paula Vanessa Franco Macedo
Maria Socorro Sobreira Oliveira
José Carlos Sales dos Santos
Formato
PDF
Idioma
pt
Tipo
Texto
Cobertura
Publicações
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competência em informação, compotamentos e hábitos informativos
Descrição Coordenador
Profª. Dra. Maria Gladys Ceretta Soria (Universidade da República - Uruguai)
Profª. Dra. Mônica Peres (Universidade de Brasília)
Instituição de Origem
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Cidade de Origem
Salvador
País de Origem
Brasil
Localização
Salvador - Bahia
Posición: 929 (3 Puntos de vista)