Educação em informação: uma possibilidade de consolidação para as bibliotecas multiníveis

EDUCAÇÃO PARA A INFORMAÇÃO.pdf

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Título

Educação em informação: uma possibilidade de consolidação para as bibliotecas multiníveis

Materia

Educação em informação
Biblioteca multinível
Ciência
Tecnologia

Autor

TEXEIRA, Ana Paula Santos Souza
LUBISCO, Nídia Maria Lienert

Descripción

Este estudo reúne dois conceitos: educação em informação e biblioteca multinível, entendendo-se o primeiro como um conjunto de ações que contribuem para a avaliação e interpretação crítica do processo de apropriação da informação pelo sujeito informacional; e o segundo, como bibliotecas que abarcam
características de biblioteca escolar e universitária, por atenderem concomitantemente a três níveis de ensino (técnico, médio e superior). Com base nessa concepção, ele integra a pesquisa em andamento no
doutorado em Ciência da Informação, cujo objetivo geral é analisar como as bibliotecas dos Institutos Federais podem se consolidar como promotoras da educação em informação, por meio de competências infocomunicacionais. Tem como locus as bibliotecas multiníveis dos Institutos Federais, que integram a
Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. O objetivo deste artigo é descrever o papel das bibliotecas multiníveis na perspectiva da educação em informação. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva e documental, com estudo de caso, embora, para efeito deste
artigo, se restrinja ao embasamento teórico consubstanciado na revisão da literatura especializada sobre a temática. Em relação às conclusões parciais, observa-se que não é suficiente oferecer oficinas de capacitação para que os sujeitos informacionais venham apenas manejar as tecnologias e as fontes de informação - também consideradas importante - mas sim de fornecer subsídios, a partir da promoção das competências infocomunicacionais, orientadas à cidadania, visando à sua formação como cidadãos críticos, criativos e reflexivos.

Editor

Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação

Fecha

13-09-2023

Derechos

Ana Paula Santos Souza Texeira
Nídia Maria Lienert Lubisco

Formato

PDF

Idioma

pt

Tipo

Texto

Identificador

DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.53853

Cobertura

Publicações

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Competência em informação, compotamentos e hábitos informativos

Descrição Coordenador

Profª. Dra. Meri Nádia Gerlin (UFES)
Prof.Dr. Pablo Parra (UCM)

Data Publicação

2024

Instituição de Origem

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Cidade de Origem

Salvador

País de Origem

Brasil

Localização

Salvador - Bahia

Posición: 928 (4 Puntos de vista)