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Título
Formação para o trabalho: categoria central para a definição da identidade das bibliotecas no contexto da educação profissional e tecnológica
Materia
Bibliotecas Profissionalizantes.
Educação Profissional e Tecnológica
Formação de Trabalhadores
Tipologia de Bibliotecas
Autor
SILVA, Carlos Robson Souza da
CAVALCANTE, Luciane de Fátima Beckman
VALERO, Pablo Parra
Descripción
Trata do debate sobre a identidade das bibliotecas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O presente trabalho tem como objetivo geral debruçar-se sobre essa temática de maneira a propor uma categoria teórica que possa ser tida como central para a definição da identidade das bibliotecas no contexto da EPT, refletindo a sua singularidade ante às tipologias já existentes. Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica, de abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa bibliográfica. Para efetivar a pesquisa, agrupou-se e discutiu-se os resultados na seguinte ordem: “Educação Profissional e Tecnológica
no Brasil”, e “Formação de trabalhadores como categoria central para a definição da identidade das bibliotecas na Educação Profissional e Tecnológica”. Conclui-se aqui que a discussão sobre a identidade das bibliotecas no contexto da EPT deve iniciar por entendê-las não como meros setores de apoio dentro das IEPTs, mas como unidades essenciais no processo de educação crítica e integral dos estudantes, tendo como ponto de partida a prática social da formação de trabalhadores. Desta forma, mais do que bibliotecas mistas, multiníveis, técnico-acadêmicas ou educativas públicas, as bibliotecas devem ser entendidas como bibliotecas profissionalizantes.
no Brasil”, e “Formação de trabalhadores como categoria central para a definição da identidade das bibliotecas na Educação Profissional e Tecnológica”. Conclui-se aqui que a discussão sobre a identidade das bibliotecas no contexto da EPT deve iniciar por entendê-las não como meros setores de apoio dentro das IEPTs, mas como unidades essenciais no processo de educação crítica e integral dos estudantes, tendo como ponto de partida a prática social da formação de trabalhadores. Desta forma, mais do que bibliotecas mistas, multiníveis, técnico-acadêmicas ou educativas públicas, as bibliotecas devem ser entendidas como bibliotecas profissionalizantes.
Editor
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação
Fecha
14-09-2023
Derechos
Carlos Robson Souza da Silva
Luciane de Fátima Beckman Cavalcante
Pablo Parra Valero
Formato
PDF
Idioma
pt
Tipo
Texto
Identificador
DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v17.n1.2024.53066
Cobertura
Publicações
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Informação e sociedade
Descrição Coordenador
Prof. Dr. José Antonio Gómez- Hernández (Universidade de Múrcia)
Profª. Dra. Denise Braga Sampaio (UFBA)
Data Publicação
27-03-2024
Instituição de Origem
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidad Complutense de Madrid (UCM)
Cidade de Origem
Londrina
Rio de Janeiro
Madrid
País de Origem
Brasil
Espanha
Localização
Salvador - Bahia
Posición: 978 (21 Puntos de vista)