Dublin Core
Título
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA INFORMACIONAL COMO PRINCÍPIO ESTRUTURANTE NO FORTALECIMENTO DA ATITUDE CIENTÍFICA: UMA RESPONSABILIDADE PARTILHADA
ENTRE DOCENTES E BIBLIOTECÁRIOS
ENTRE DOCENTES E BIBLIOTECÁRIOS
Materia
Competência Informacional,
Bibliotecário,
Investigação cientifica
Bibliotecário,
Investigação cientifica
Autor
Aida Varela Varela
Marilene Lobo Abreu Barbosa
Descripción
A comunidade discente universitária atual é constituída, em
sua grande maioria, por nativos digitais, habituados a usar sistemas
de comunicação abertos, como as redes sociais, e isto lhes desperta a
preferência por novas formas de ensino, mais interativas e alicerçadas
em recursos e soluções tecnológicas digitais. No entanto, apesar do
domínio tecnológico que demonstram, apresentam, em contrapartida,
dificuldades ao lidar com o excesso e diversidade de informação que as
próprias tecnologias proporcionam, fato a ser considerado pelos órgãos
e atores sociais responsáveis pelo planejamento, regulamentação e
oferta de educação e cultura, tendo em vista que a autonomia para transformar informação em conhecimento prescinde de capacidades
e habilidades que, em tese, dão condições, ao sujeito, para utilizar, de
forma eficiente, recursos e ferramentas informacionais, permitindo-lhe
a busca, a produção e difusão da informação. É notório que aqueles
que alcançam o domínio de habilidades e competências que lhes
permitam acessar, selecionar, analisar, criticar e apropriar-se, de modo
útil da informação, terão destaque, pelo valor agregado que gerarão no
seu campo profissional, estando, portanto, aptos a competir na nova
economia do conhecimento.
sua grande maioria, por nativos digitais, habituados a usar sistemas
de comunicação abertos, como as redes sociais, e isto lhes desperta a
preferência por novas formas de ensino, mais interativas e alicerçadas
em recursos e soluções tecnológicas digitais. No entanto, apesar do
domínio tecnológico que demonstram, apresentam, em contrapartida,
dificuldades ao lidar com o excesso e diversidade de informação que as
próprias tecnologias proporcionam, fato a ser considerado pelos órgãos
e atores sociais responsáveis pelo planejamento, regulamentação e
oferta de educação e cultura, tendo em vista que a autonomia para transformar informação em conhecimento prescinde de capacidades
e habilidades que, em tese, dão condições, ao sujeito, para utilizar, de
forma eficiente, recursos e ferramentas informacionais, permitindo-lhe
a busca, a produção e difusão da informação. É notório que aqueles
que alcançam o domínio de habilidades e competências que lhes
permitam acessar, selecionar, analisar, criticar e apropriar-se, de modo
útil da informação, terão destaque, pelo valor agregado que gerarão no
seu campo profissional, estando, portanto, aptos a competir na nova
economia do conhecimento.
Editor
Fª CCDD.
Fecha
28/11/2012
Derechos
Aida Varela Varela
Marilene Lobo Abreu Barbosa
Fª CCDD.
Formato
PDF
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISBN:84 69 58 83 62
Cobertura
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competencias en Información
Descrição Coordenador
Mª Antonia García Moreno
Antonio Miranda.
Data Publicação
2013
Instituição de Origem
Universidade Federal da Bahia
Cidade de Origem
Salvador - Bahia
País de Origem
Brasil
Localização
FACULTAD DE CIENCIAS DE LA DOCUMENTACIÓN
Departamento de Biblioteconomía y Documentación.
Universidad Complutense de Madrid- Espanha
Departamento de Biblioteconomía y Documentación.
Universidad Complutense de Madrid- Espanha
Posición: 33 (229 Puntos de vista)