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Título
TIC E LITERACIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM VIRTUAL DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM NETNOGRÁFICA
Materia
Comunicação,
Educação,
TIC,
Literacias digitais,
Netnografia
Educação,
TIC,
Literacias digitais,
Netnografia
Autor
Antonio Hélio Junqueira
Descripción
O presente estudo – que decorre de tese de doutorado defendia no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da USP, em 2014– foi desenvolvido junto a professores cursistas do Programa Rede São Paulo de Formação Docente – Redefor USP, e visa compreender, a partir de uma abordagem netnográfica, como se desenvolvem e se estabelecem, no contexto educacional virtual e nos seus desdobramentos nos ambientes cotidianos pessoal e familiar as apropriações e as autopercepções desses agentes a respeito de suas literacias digitais. A pesquisa netnográfica ocorreu no período de 2011 a 2014, a partir de observações e coletas de informações no ambiente digital de interação entre professores e tutores, incluindo fóruns de discussões online, registros no serviço help desk e entrevistas em profundidade.
Na pesquisa, as literacias digitais são entendidas como componentes de um conjunto integrado, articulado e holístico de capacidades, habilidades e competências – em contínuo processo de aquisição e de desenvolvimento – que permitem ao indivíduo não apenas navegar e se comunicar na internet, mas nela adquirir, produzir e distribuir informações, conhecimentos, sentidos, narrativas e representações de si e do mundo que habita. Neste contexto, visa compreender os modos como as novas formas de ensino e aprendizado mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) alteram as realidades desses sujeitos e suas relações sociais, e como, a partir da aquisição de maiores níveis de familiaridade e de domínio sobre essas possibilidades tecnológicas, se instauram e se manifestam novos usos e apropriações das ferramentas digitais pelos docentes em processo de aprendizagem em serviço.
Como resultados de pesquisa observou-se que a conquista e o uso criativo das literacias digitais representam significativos ganho não apenas em estudo, aprendizado, ludicidade, lazer e entretenimento para o cursista professor praticante, mas que acrescentam, também, novos espaços e oportunidades comunicativas, educativas e interacionais tanto com alunos, quanto com familiares, amigos, colegas de trabalho e comunidade, em geral. Assim, com o desenvolvimento e apropriação das suas literacias digitais, o professor se transforma, adquire autonomia, automotivação e protagonismo social e afetivo, ao mesmo temo em que modifica significativamente a materialidade de suas aulas, com evidentes ganhos para ambas as partes: docente e discente. Nesse sentido, a aquisição das literacias digitais aponta para possibilidades construtivas de cidadãos reflexivos, críticos, ativos, participantes e mais aptos à ação interativa no e com o mundo que habita.
Na pesquisa, as literacias digitais são entendidas como componentes de um conjunto integrado, articulado e holístico de capacidades, habilidades e competências – em contínuo processo de aquisição e de desenvolvimento – que permitem ao indivíduo não apenas navegar e se comunicar na internet, mas nela adquirir, produzir e distribuir informações, conhecimentos, sentidos, narrativas e representações de si e do mundo que habita. Neste contexto, visa compreender os modos como as novas formas de ensino e aprendizado mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) alteram as realidades desses sujeitos e suas relações sociais, e como, a partir da aquisição de maiores níveis de familiaridade e de domínio sobre essas possibilidades tecnológicas, se instauram e se manifestam novos usos e apropriações das ferramentas digitais pelos docentes em processo de aprendizagem em serviço.
Como resultados de pesquisa observou-se que a conquista e o uso criativo das literacias digitais representam significativos ganho não apenas em estudo, aprendizado, ludicidade, lazer e entretenimento para o cursista professor praticante, mas que acrescentam, também, novos espaços e oportunidades comunicativas, educativas e interacionais tanto com alunos, quanto com familiares, amigos, colegas de trabalho e comunidade, em geral. Assim, com o desenvolvimento e apropriação das suas literacias digitais, o professor se transforma, adquire autonomia, automotivação e protagonismo social e afetivo, ao mesmo temo em que modifica significativamente a materialidade de suas aulas, com evidentes ganhos para ambas as partes: docente e discente. Nesse sentido, a aquisição das literacias digitais aponta para possibilidades construtivas de cidadãos reflexivos, críticos, ativos, participantes e mais aptos à ação interativa no e com o mundo que habita.
Editor
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Fecha
11/11/2019
Derechos
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Antonio Hélio Junqueira
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISSN 2675-2409
Cobertura
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competência em Informação, Literacias e Transliteracias
Descrição Coordenador
Dra Regina Belluzzo
Dr José-Antonio Gómez-Hernández
Data Publicação
2020
Localização
Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil
Posición: 154 (193 Puntos de vista)