Gestão da informação científica e tecnológica: relações temáticas dos projetos de iniciação científica da Universidade Federal do Ceará

74202.pdf

Dublin Core

Título

Gestão da informação científica e tecnológica: relações temáticas dos projetos de iniciação científica da Universidade Federal do Ceará

Materia

Gestão da Informação,
Informação Científica,
Ralações Temáticas,
Organização do Conhecimento

Autor

Gabriela Belmont Farias
Andreza Pereira Batista

Descripción

A produção do conhecimento científico se dá pela interação entre pesquisadores, tendo por objetivo a socialização das informações, com o intuito de auxiliar o desenvolvimento da ciência e da tecnologia visando o desenvolvimento social. No âmbito universitário, a produção do conhecimento científico se dá em diversas modalidades, neste artigo abordaremos as relações estabelecidas pelos projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Ceará. Tais colocações nos impulsionou a desenvolver uma pesquisa visando responder a seguinte questão de partida: Os projetos de pesquisa vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Ceará possuem interações entre si permitindo estabelecer relações temáticas entre as comunidades, proporcionando a formação de uma rede de conhecimento científico? Hipótese: Os projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica podem gerar conhecimento estratégico que beneficie a produção científica e tecnológica da instituição por meio de suas interações, para atender as demandas no âmbito da pesquisa. Objetivo básico: Identificar a existência de redes de conhecimento científico da Universidade Federal do Ceará, por meio do mapeamento dos projetos visando apresentar as interações temáticas entre as comunidades. Trata-se de uma pesquisa teórica-conceitual e do ponto de vista metodológico a pesquisa é descritiva-exploratória, com abordagem quantiqualitativa, do tipo documental por trabalhar com os projetos científicos. Como procedimentos de análise dos dados utilizou-se o método de Análise de Redes Sociais, a partir das redes temáticas de interação entre as comunidades científicas (centros, faculdades e instituições). Os resultados permitem inferir que a relação das temáticas abordadas nos projetos científicos, apresentou-se enumeras possibilidades de dinâmicas de relacionamentos entre as comunidades científicas. Conclui que a análise das características e relações intrínsecas na rede de colaboração poderá servir de subsídios para a comunicação entre os pesquisadores que atuam com temas relacionados, bem como novas possibilidades de relação fortalecendo assim a produção científica e construção do conhecimento visando uma gestão de informação científica que contemple as relações enter as pesquisas e seus benefícios, independente da área de concentração.

Editor

Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI)

Fecha

11/11/2019

Derechos

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN 1983-5213

Cobertura

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Gestão da Informação, Comunicação e Organização do
Conhecimento

Descrição Coordenador

Dr. José Antonio Moreiro

Dr Rodrigo Botelho

Data Publicação

2020

Localização

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil

Posición: 299 (179 Puntos de vista)