Ruído informacional e cognição: fluxos e afluxos de “caos documentário” face à Organização do Conhecimento

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Título

Ruído informacional e cognição: fluxos e afluxos de “caos documentário” face à Organização do Conhecimento

Materia

Ciência da Informação,
Ciência da Comunicação,
Cognição humana,
Organização do Conhecimento

Autor

Lourdes Regina Porto
Giovana Deliberali Maimone

Descripción

Tangenciadas em suas distintas competências, Ciência da Informação e Ciência da Comunicação, ambas atividades emissivas e ambas imbricadas com a categoria receptora, são hoje campos igualmente desafiados pelo massivo afluxo informacional decorrente da tecnologia e do acesso alternativo aos meios e canais de informação. Nesse quadro de “complexidade desorganizada”, concorre para a Ciência da Informação a dispersão de dados não estruturados e, para a Ciência da Comunicação, a vulgarização de dados não validados e fontes pouco confiáveis. Configura-se, assim, aquilo que o documentalista belga Paul Otlet (1868-1944) preconizou como “caos documentário”. Para o usuário, o ruído causado entre as duas dinâmicas da recepção informacional, a do enunciador e do enunciatário, oscila entre a entropia e o curto-circuito na operação cognitiva. Ao profissional, cabe distinguir a intenção do emissor do valor a ser agregado pelo receptor, tendo em conta que a atribuição de significados, por si volátil e sempre sujeita ao estoque informacional e à “competência enciclopédica” de cada um, tem por pressuposto a apropriação particularizada, mas não necessariamente um incremento intelectual. Com base nessas considerações, a presente comunicação reflete sobre as perspectivas da Organização do Conhecimento modulada pela Teoria da Cognição e em diálogo com teorias clássicas da Comunicação, tendo por eixo os mecanismos de fluxo documentário da informação, ela mesma insumo polissêmico. A frisar que a Organização do Conhecimento é aqui trazida em sua acepção stricto sensu, isto é, enquanto processo ou sistema pertinente ao universo documentário da Ciência da Informação. Sendo metalinguagem construída para a intermediação de conteúdos, a Organização do Conhecimento prova-se instrumento responsivo que favorece ampla socialização do conhecimento por meio de reduções terminológicas e conceituais, sintéticas e indiciais, quando reunidas sob arranjo lógico. Sua aplicação prática demonstra que, quanto mais próximos estiverem seus modelos documentários dos requisitos cognitivos próprios do raciocínio humano e semelhantes ao “itinerário intelectual”, maior sua eficácia na disseminação de conteúdos. Redes semânticas e relacionais favorecem o processamento informacional, a visão sistêmica e a percepção do conjunto interconectado, até mesmo em sistemas dito complexos. Aplicado à Ciência da Informação, o contexto cognitivo representa uma mudança de paradigma: antes centrado no acervo, agora modelo centrado no usuário.

Editor

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação

Fecha

11/11/2019

Derechos

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Lourdes Regina Porto
Giovana Deliberali Maimone

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN 2675-2409

Cobertura

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Gestão da Informação, Comunicação e Organização do
Conhecimento

Descrição Coordenador

Dr. José Antonio Moreiro

Dr Rodrigo Botelho

Data Publicação

2020

Localização

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil

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