Dublin Core
Título
Análise bibliométrica das publicações sobre Alfabetização em Dados
Materia
Bibliometria,
Data literacy,
Analise de publicação
Data literacy,
Analise de publicação
Autor
Rogerio Koji Yamauti
Denise Fukumi Tsunoda
Descripción
Apresenta uma análise bibliométrica sobre os documentos recuperados da base Scopus com o descritor Data Literacy.Foram recuperados 145 documentos sendo 137 artigos e 8 revisões compreendendo de 1956 a 2019. O tema apresenta uma taxa de crescimento anual de 30,55% e o ano de 2019 foi o pico de produção com 32 artigos.Dos 318 autores 291 (81,50%) produziram 1 documento enquanto 1 (0,31%) autor produziu 8 documentos constatando a Lei de Lotka.Foram criadas 3 zonas para agrupar 114 periódicos. Na Zona 1 foram agrupados 18 periódicos contabilizando 48 artigos representando 33,10% da produção total. Na Zona 2 foram agrupados 48 periódicos contabilizando 48 artigos representando 33,10% da produção total, e, na Zona 3 foram agrupados 49 periódicos contabilizando 49 artigos representando 33,79% da produção total. Constatando a lei de Bradford.Há um total de 440 palavras-chave diferentes utilizadas pelos autores e ao aplicar a Primeira Lei de Zipf identificou-se que a ordem de série 5 (r) é o ponto máximo e a constante (c) é 40. Calculou-se o Ponto de Transição de Goffman e o valor de T foi 27 identificando todos os termos com frequência igual a 3.O tema é predominantemente pesquisado nos Estados Unidos, Países Baixos e Alemanha, mas não foi identificada cooperação entre os países.Dos 10 artigos mais citados 6 abordam a capacitação do copo docente e bibliotecário, desenvolvimento de framework para aplicação dessa capacitação e implantação de decisão orientada a dados em instituições de ensino.Finalmente, constatou-se que o foco das pesquisas está no impacto da alfabetização em dados nas instituições de ensino, mas outras formas de exploração do tema ainda estão em aberto, tais como mapeamento do impacto desta alfabetização nas organizações e relacionamento interdisciplinares do tema com Marketing, Design e Publicidade e Propaganda
Editor
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Fecha
11/11/2019
Derechos
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Rogerio Koji Yamauti
Denise Fukumi Tsunoda
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISSN 2675-2409
Cobertura
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Gestão da Informação, Comunicação e Organização do
Conhecimento
Conhecimento
Descrição Coordenador
Dr. José Antonio Moreiro
Dr Rodrigo Botelho
Data Publicação
11/11/2019
Localização
Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil
Posición: 88 (213 Puntos de vista)