A interdisciplinaridade como abordagem pedagógica inovadora nos cursos técnicos da educação profissional e o papel do professor mediador

Dublin Core

Título

A interdisciplinaridade como abordagem pedagógica inovadora nos cursos técnicos da educação profissional e o papel do professor mediador

Materia

Educação profissional,
Mediador,
Interdisciplinaridade

Autor

Sara Barbosa Gazzola
Luana Maia Woida

Descripción

Com o passar do tempo a educação profissional aprimorou a formação do estudante em relação às exigências do mundo do trabalho. Anteriormente a preocupação era formar mão de obra qualificada para trabalhar nas indústrias, e atualmente a preocupação é formar o cidadão-empreendedor e inovador que contribua ativamente na construção do saber e adquira competências comportamentais e atitudinais no exercício de sua profissão. O saber fragmentado, disperso, desconectado desestimula os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, portanto o professor necessita ser o mediador desse processo. Cônscio dessa realidade, urge levantar algumas questões prioritárias como: A implantação de um componente curricular específico que desenvolva uma integração entre os saberes dos demais componentes curriculares da educação profissional do Centro Paula Souza pode propiciar a interdisciplinaridade como abordagem pedagógica com foco na aprendizagem significativa? Como o professor da educação profissional pode ser o agente mediador e promover a interdisciplinaridade? A presente pesquisa contribui para a investigação da interdisciplinaridade como abordagem pedagógica e objetiva propor aos estudantes e aos professores o saber integrado com o objetivo de contextualizar a teoria aprendida em sala de aula pelos estudantes com as exigências atuais e futuras do mundo do trabalho. O presente estudo tem por objetivo propor a interdisciplinaridade como um componente curricular específico de forma que integre os saberes dos demais componentes curriculares dos cursos técnicos de nível médio da educação profissional do Centro Paula Souza, com a finalidade de proporcionar a aprendizagem significativa. Esta proposta demandará o estudo minucioso e estratégico das bases tecnológicas dos componentes curriculares, identificar as tecnologias apropriadas para desenvolver as atividades interdisciplinares, contemplar atividades que despertem o espírito empreendedor e inovador dos estudantes, e mobilizar toda comunidade escolar sobre a aplicabilidade e importância da interdisciplinaridade como alternativa para mudar a forma de ensinar. Assim, os procedimentos metodológicos são a pesquisa qualiquantitativa com a aplicabilidade de estudo de caso múltiplo. Como resultados, verifica-se que a interdisciplinaridade trata-se de uma abordagem pedagógica que proporciona a aprendizagem significativa para o estudante, e também impulsiona o papel do professor como agente mediador no sentido de orquestrar e ampliar os horizontes do saber. Diante do que foi exposto, verifica-se a importância da interdisciplinaridade na educação profissional e do professor como agente mediador.

Editor

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação

Fecha

12/11/2019

Derechos

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Sara Barbosa Gazzola
Luana Maia Woida

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN 2675-2409

Cobertura

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Inovação, Tecnologia e Docência

Descrição Coordenador

Dr Benedito Medeiros

Dra Elmira Simeão

Data Publicação

2020

Localização

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil

Posición: 448 (163 Puntos de vista)