Uma epistemologia social para compreender o fenômeno multicultural na Ciência da Informação

Uma epistemologia social para compreender o fenômeno multicultural na CI_.pdf

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Título

Uma epistemologia social para compreender o fenômeno multicultural na Ciência da Informação

Materia

Epistemologia Social
Multiculturalismo
Ciência da Informação

Autor

Wilson Roberto Veronez Júnior
Graziela Dos Santos Lima
Edmilson Alves dos Santos Júnior
Carlos Cândido de Almeida

Descripción

O presente texto versa sobre reflexões sobre a Epistemologia social na Ciência da Informação e como esta pode ajudar a pensar o fenômeno multicultural no contexto brasileiro. Para tanto, o presente texto se baseará na premissa que sustenta que a Epistemologia Social é uma base teórica da Ciência da Informação que incorpora diversos conceitos socioculturais, em especial, o multiculturalismo de Charles Taylor, Stuart Hall e Jurgen Habermas. No contexto do paradigma social da Ciência da Informação, a preocupação de Shera e Egan na década de 1950 ainda é viável para os dias atuais, concretamento quanto ao problema multicultural no contexto brasileiro. A epistemologia social surgiu na década de 1950, a partir da elaboração de um artigo denominado Foundations of a theory of bibliography (1952), tendo como precursores Margaret Elizabeth Egan e Jesse Hauk Shera, com o propósito de estudar os meios pelas quais a sociedade produz, adquiram e disseminam o conhecimento e atrelado a isso como os bibliotecários/as poderão atuar na orientação, baseado na mediação de seus usuários, na busca por informações que necessitem a ele. Na concepção de Egan a epistemologia social está associada à produção, distribuição e a utilização de produtos intelectuais e para Shera, está associado à produção, fluxo e o consumo de informação e comunicação. A concepção dos dois autores está relacionada com a disseminação da informação registrada, ou seja, em grande parte, produções científica/intelectuais. A sociedade multicultural além de ser uma manifestação de diferentes culturas, é um movimento afirmativo de reivindicação de direitos de grupo sociais marginalizados por políticas públicas que suprem suas necessidades para que se tenha uma vida sem discriminação. A Ciência da Informação deveria constituir-se em um campo de estudos tanto teórico quanto prático que contemple a multiculturalidade como fenômeno social fundante da configuração social. Contudo, somente sob uma perspectiva epistemológico-social calcada no paradigma social. A Ciência da Informação deverá abordar os problemas multiculturais da sociedade brasileira retomando uma nova versão da epistemologia social de Egan e Shera, caso o contrário sucumbirá como disciplina secundária no cenário contemporâneo

Editor

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação

Fecha

12/11/2019

Derechos

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Wilson Roberto Veronez Júnior
Graziela Dos Santos Lima
Edmilson Alves dos Santos Júnior
Carlos Cândido de Almeida

Formato

PDF

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN 2675-2409

Cobertura

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Informação e Sociedade

Descrição Coordenador

Dr Mateo Macia Gómez

Dra Meri Nádia Merlin

Data Publicação

2020

Localização

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil

Posición: 350 (169 Puntos de vista)