Dublin Core
Título
Divulgação científica no Facebook das agências de fomento à pesquisa brasileira (CNPq) e espanhola (FECYT): um estudo comparativo
Materia
Divulgação científica
Popularização da ciência
Facebook
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología
Autor
Marcus Vinícius de Albuquerque Guimarães
Carla Beatriz Marques Felipe
Descripción
Esta pesquisa trata acerca da divulgação científica presente no perfil do Facebook das agências de fomento à pesquisa. Tem como objetivo analisar o impacto das atividades de divulgação científica realizadas pelas agências de fomento à pesquisa científica brasileira e espanhola, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología (FECYT) respectivamente, a partir da análise do conteúdo do perfil das agências no Facebook e do feedback dos (as) internautas, propondo um estudo comparativo na atuação de divulgação da ciência (ou popularização da ciência) para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do Brasil e da Espanha. Utiliza como método qualitativo a netnografia, que é uma técnica para análise de comportamentos e discursos feitos por pessoas no ciberespaço, e as métricas de desempenho para mídias sociais. Restringe o universo da pesquisa à mídia social digital mais utilizada no mundo, o Facebook. Traz como resultados, a forma e frequência de atuação do CNPq e da FECYT no ato de divulgar a ciência a fim de democratizar o acesso a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), e evidencia as variadas formas de interação dos seguidores, tais como propor discussões sobre fatos científicos, compartilhamento e curtidas em publicações sobre pesquisas e experimentos em andamento, anseios sobre o investimento econômico na ciência, discussão em transmissões de eventos científicos em tempo real, e outros. Mostra, por fim, que ambas as agências possuem potencial para expandir sua atuação na promoção da ciência pela mídia social mais acessada mundialmente, ao incrementar estratégias de gestão, de uso e de marketing digital e de conteúdo para atrair com maior abrangência a sociedade num contexto geral (independente da faixa etária, nível de escolaridade e razão socioeconômica).
Editor
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Fecha
12/11/2019
Derechos
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Marcus Vinícius de Albuquerque Guimarães
Carla Beatriz Marques Felipe
Formato
PDF
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISSN 2675-2409
Cobertura
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Informação e Sociedade
Descrição Coordenador
Dr Mateo Macia Gómez
Dra Meri Nádia Merlin
Data Publicação
2020
Localização
Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil
Posición: 290 (180 Puntos de vista)