BIBLIOTECONOMIA E DIREITO AUTORAL: CONSIDERAÇÕES CURRICULARES

6. Biblioteconomia e Direito Autoral considerações curriculares.pdf

Dublin Core

Título

BIBLIOTECONOMIA E DIREITO AUTORAL: CONSIDERAÇÕES CURRICULARES

Materia

Biblioteconomia,
Direito Autoral

Autor

Jaciara Januario da Silva,
Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da Silva,
Cássia Cordeiro Furtado

Descripción

Sob o olhar de que a reconfiguração do ciberespaço altera as dinâmicas sociais e coloca em evidência questões de cunho sociocultural, informacional, comunicacional e ético, a partir do acesso, uso e reuso de objetos digitais de forma não consentida pelo autor das criações intelectuais, é essencial conhecer se os cursos de Biblioteconomia têm contemplado em seus currículos competências e/ou habilidades que respondam a estas necessidades éticas e de direito de autor no bom uso destes objetos digitais na sociedade da informação. Objetivo: Verificar se os Projetos Pedagógicos dos Cursos-PPC- contemplam o direito autoral relativo aos objetos digitais na formação dos estudantes de Biblioteconomia das Universidades Federais do Brasil. Metodologia: Foram selecionados vinte e quatro (24) cursos de Biblioteconomia de universidades federais brasileiras. A verificação dos PPC ocorreram a partir de seus ementários e/ou programas de disciplinas curriculares obrigatórias e optativas/eletivas por intermédio de um instrumento auxiliar Lista de Verificação. Resultados: Pode-se perceber que existem disciplinas que tratam do Direito Autoral em seus conteúdos curriculares. Porém, estes documentos primários, PPC, analisados não sinalizam, a rigor, discussões sobre as questões legais envolvidas como penalidades e/ou aberturas existentes na Lei de Direitos Autorais-LDA- nos usos e reusos destes objetos digitais. Conclusão: Existem disciplinas com potencial ou que potenciam a inserção da discussão do DA em seus conteúdos. Assim como a necessidade latente de aproximar as discussões envolvendo o DA, ambiente digital e impacto do quadro legal nas práticas, serviços e produtos desenvolvidos por bibliotecas e outras instituições culturais e educacionais.

Editor

Madrid: Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentación.

Fecha

12/11/2018

Derechos

Jaciara Januario da Silva,
Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da Silva,
Cássia Cordeiro Furtado
Madrid: Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentación.

Formato

PDF

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISBN 978-84-09-16795-1

Cobertura

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Organização da informação e comunicação científica

Descrição Coordenador

Pablo Parra
Eneus Trinidade

Data Publicação

2019

Instituição de Origem

Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Universidade de Aveiro, Portugal

Cidade de Origem

São Luiz - Maranhão
Aveiro - Águeda

País de Origem

Brasil
Portugal

Localização

Universidade Complutense de Madrid - UCM

Posición: 124 (197 Puntos de vista)