A Folksonomia no Flickr: novas possibilidades de atuação do profissional da informação em ambientes digitais

Dublin Core

Título

A Folksonomia no Flickr: novas possibilidades de atuação do profissional da informação em ambientes digitais

Materia

flickr;
folksonomia;
catalogação colaborativa;
informação e tecnologia

Autor

Gabriela de Oliveira Souza,
Maria José Vicentini Jorente

Descripción

O presente artigo teve como principal inspiração uma atividade desenvolvida pela Biblioteca Britânica, que utilizou o Flickr como meio de disseminação da informação. Foram digitalizados documentos presentes no acervo da biblioteca, depois as imagens foram publicadas no Flickr, classificadas em álbuns e etiquetadas. Os internautas adicionaram etiquetas às imagens de forma livre (Folksonomia), e essa classificação auxiliou a biblioteca em atividades de disseminação e processamento técnico. Objetivos: O objetivo geral deste artigo é compreender o papel do profissional da informação em ambientes informacionais digitais colaborativos. Os objetivos específicos são: realizar uma revisão de literatura sobre Web 2.0, Folksonomia e Flickr; compreender o funcionamento da Folksonomia e como ela pode auxiliar o profissional da informação em ambientes informacionais digitais, por meio da análise da plataforma Flickr; colher e estudar iniciativas de bibliotecas no Flickr, considerando-se a Folksonomia; realizar uma análise comparativa das bibliotecas identificadas no Flickr, observando como cada uma delas utiliza a plataforma. Metodologia: O artigo é de natureza qualitativa, e a metodologia utilizada é teórica exploratória. Foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados nacionais e internacionais, e em seguida uma análise do material selecionado para compor o referencial teórico do artigo. A plataforma Flickr foi analisada, considerando-se os principais elementos presentes nela e a literatura científica já publicada. Na pesquisa exploratória foram analisadas as páginas de algumas bibliotecas no Flickr, são elas: Biblioteca Britânica, Biblioteca Nacional da Espanha, Biblioteca Nacional da Irlanda, Biblioteca Nacional da Nova Zelândia, Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, Biblioteca do Congresso Norte-Americano e Biblioteca Pública de Boston. Com relação à seleção das bibliotecas, foram considerados alguns critérios, tendo como parâmetro a página da British Library no Flickr: número de imagens, número de seguidores e número de etiquetas. Resultados e conclusões: A análise das atividades no Flickr da Biblioteca Britânica possibilitou a observação de outras iniciativas semelhantes, e pode-se afirmar que todas as instituições apresentam números expressivos e atividade constante na plataforma. A partir da análise da experiência das bibliotecas no Flickr, pode-se afirmar que cada uma delas utiliza o Flickr de forma estratégica, de acordo com as características específicas de cada instituição. Pode-se concluir que o uso da Folksonomia acarreta uma maior participação dos internautas, de modo que torna horizontais alguns dos processos técnicos tradicionais da Ciência da Informação, fazendo emergir novas possibilidades de atuação para os profissionais da informação.

Idioma

Português

Tipo

Texto

Cobertura

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Memória, preservação e humanidades digitais

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