No ambiente universitário a biblioteca possui importante papel na formação dos discentes como indivíduos críticos, autônomos, com habilidades voltadas para o acesso e apropriação da informação e conscientes do seu papel na sociedade. Para isso,…
Uma sociedade baseada no conhecimento é demandante de competências infocomunicacionais, como a criticidade perante conteúdos e fontes e a capacidade de relacionar-se com indivíduos que podem estar física e culturalmente distantes. Os estudos sob o…
En el trabajo realizamos un intento de categorización de los riesgos digitales, derivado de usos inadecuados por falta de competencia en el ámbito o usos inadecuados, y proponemos la aplicación de la sátira gráfica como herramienta para la…
A manifestação dos indivíduos na criação e disseminação de notícias falsas não é um fato recente. Existem registros bem antigos que evidenciam que a humanidade sempre se valeu de falsos argumentos para tornar real o que, na verdade, não existe. A…
O presente estudo aborda a Competência em Informação numa perspectiva teórica crítica, visando o desenvolvimento emancipatório dos sujeitos, por meio do conhecimento dos agenciamentos e maquinações que operam para a manutenção de uma estrutura de…
O ambiente universitário é reconhecido pela sociedade como um locus de conhecimento e fomento da educação. Neste espaço, as bibliotecas universitárias vêm desenvolvendo ações com intuito de sensibilizar e desenvolver habilidades de acesso e uso da…
O artigo aborda a competência em informação (CoInfo) enquanto disciplina conectada a programas de formação
institucional. Com um estudo de caso, a pesquisa de natureza qualitativa e descritiva relata as experiências e
as ações bibliotecária e…
Busca-se elucidar de que forma a competência em informação (CoInFo) pode se figurar em um elemento inovador no aprimoramento de Rede de Informação e Educação do SESI-SP. Apresenta-se relato de experiência a partir do desenvolvimento de curso de…
Relata experiência inovadora da Biblioteca Central da Universidade de Brasília em um Programa de Formação em Competência em Informação que integra docentes, discentes e bibliotecários da instituição. O programa reúne um conjunto de habilidades,…
Propósito: a competência em informação (information literacy, em inglês) passa por um período de transição – das teorias à ação, de ações isoladas a programas planejados, delineados, executados e analisados – eis que se apresenta uma fase de…