Dublin Core
Título
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE BIBLIOTECÁRIOS E DE DOCENTES DE BIBLIOTECONOMIA
Assunto
Competência em Informação. Currículo de Biblioteconomia. Bibliotecário. Docente de Biblioteconomia.
Autor
Camila Scopel Prandi Fabres
Dulcinea Sarmento Rosemberg
Vânia de Lemos Lima Soncim
Descrição
Apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou conhecer a percepção de bibliotecários e de docentes de Biblioteconomia da Universidade Federal do
Espírito Santo (UFES) sobre CoInfo. Como objetivos específicos foram delineados os seguintes: caracterizar o conceito de CoInfo na percepção dos participantes da pesquisa; verificar as finalidades da CoInfo sob o ponto de vista dos bibliotecários e dos docentes; identificar a partir das opiniões quais habilidades devem ser desenvolvidas para que os bibliotecários sejam considerados competentes em informação; constatar a partir de suas vivências a inserção do assunto na matriz curricular do curso de graduação em Biblioteconomia e averiguar se a Biblioteca, unidade central, do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da Universidade desenvolve a formação em CoInfo junto à comunidade universitária. Metodologicamente, quanto aos objetivos, foi realizado um estudo exploratório e no que concerne aos meios utilizados para a produção dos dados, concretizou-se uma pesquisa de campo optando-se pela técnica da entrevista semiestruturada aplicada a uma amostra constituída por três bibliotecários acadêmicos e três docentes de Biblioteconomia que atuam na UFES. Os resultados evidenciam que a percepção dos bibliotecários e dos docentes apresentam aspectos convergentes e divergentes. Convergem no que se refere à definição do conceito, finalidades e habilidades necessárias ao desenvolvimento da CoInfo e divergem quanto à presença de conteúdos curriculares no Curso de Biblioteconomia relativos à formação da CoInfo. Recomenda que outras pesquisas sejam realizadas com o objetivo de colocar em análise o currículo do Curso e as práticas pedagógicas em Biblioteconomia e, se for o caso, ações podem ser sugeridas para sanar a problemática, como a criação de uma disciplina sobre CoInfo; reformulação das ementas das disciplinas que, atualmente, já trabalham esse conteúdo curricular, bem como definir estratégias pedagógicas mais eficientes para o trabalho docente nessa dimensão formativa. Informa que medidas estão sendo tomadas para que a UFES venha a compor a Rede Colaborativa em CoInfo coordenada no Brasil pela Universidade
de Brasília em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
Espírito Santo (UFES) sobre CoInfo. Como objetivos específicos foram delineados os seguintes: caracterizar o conceito de CoInfo na percepção dos participantes da pesquisa; verificar as finalidades da CoInfo sob o ponto de vista dos bibliotecários e dos docentes; identificar a partir das opiniões quais habilidades devem ser desenvolvidas para que os bibliotecários sejam considerados competentes em informação; constatar a partir de suas vivências a inserção do assunto na matriz curricular do curso de graduação em Biblioteconomia e averiguar se a Biblioteca, unidade central, do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da Universidade desenvolve a formação em CoInfo junto à comunidade universitária. Metodologicamente, quanto aos objetivos, foi realizado um estudo exploratório e no que concerne aos meios utilizados para a produção dos dados, concretizou-se uma pesquisa de campo optando-se pela técnica da entrevista semiestruturada aplicada a uma amostra constituída por três bibliotecários acadêmicos e três docentes de Biblioteconomia que atuam na UFES. Os resultados evidenciam que a percepção dos bibliotecários e dos docentes apresentam aspectos convergentes e divergentes. Convergem no que se refere à definição do conceito, finalidades e habilidades necessárias ao desenvolvimento da CoInfo e divergem quanto à presença de conteúdos curriculares no Curso de Biblioteconomia relativos à formação da CoInfo. Recomenda que outras pesquisas sejam realizadas com o objetivo de colocar em análise o currículo do Curso e as práticas pedagógicas em Biblioteconomia e, se for o caso, ações podem ser sugeridas para sanar a problemática, como a criação de uma disciplina sobre CoInfo; reformulação das ementas das disciplinas que, atualmente, já trabalham esse conteúdo curricular, bem como definir estratégias pedagógicas mais eficientes para o trabalho docente nessa dimensão formativa. Informa que medidas estão sendo tomadas para que a UFES venha a compor a Rede Colaborativa em CoInfo coordenada no Brasil pela Universidade
de Brasília em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
Editor
Universidad Complutense de Madrid - UCM
Data
16/11/2016
Direitos
Universidad Complutense de Madrid - UCM
Camila Scopel Prandi Fabres
Dulcinea Sarmento Rosemberg
Vânia de Lemos Lima Soncim
Formato
PDF
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISBN: 978-84-617-6684-0
Abrangência
Programação científica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competências em informação.
Descrição Coordenador
Dr. Ronaldo Linhares
Dra. Aurora Cuevas
Data Publicação
2017
Instituição de Origem
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Cidade de Origem
Espírito Santo
País de Origem
Brasil
Localização
Facultad de Ciencias de la Documentación
Departamento de Biblioteconomía y Documentación Universidad Complutense de Madrid - Espanha
Departamento de Biblioteconomía y Documentación Universidad Complutense de Madrid - Espanha
Posição: 552 (147 visualizações)