Dublin Core
Título
Perspectivas de atuação do profissional de Ci: competência informacional e educação
Assunto
Competência em informação;
Educação;
Ciência da informação;
Tecnologia
Autor
Elismar Vicente dos Reis,
Ely Francina Tannuri de Oliveira
Descrição
Conhecimento, informação, comunicação e sociedade são temáticas estudadas com profundidade e articulação, em várias áreas. Paradigmas dos fenômenos infocomunicacionais, baseados em princípios de armazenagem, disponibilidade e disseminação ganharam nova conotação no cenário tecnológico de rapidez, interligação em redes e acessos múltiplos. Coloca-se a seguinte questão: diante das tecnologias e possibilidades de acesso à informação, a competência informacional ou letramento informacional pode ser trabalhado na Educação por profissionais de Ciência da Informação? A proposta desse artigo é analisar direcionamentos e perspectivas de atuação desse profissional quanto à competência informacional no contexto escolar. Objetiva-se caracterizar os nativos digitais; investigar as atividades dos profissionais de Ciência da Informação dentro da escola; compreender o significado da competência informacional; analisar as possiblidades de integração do profissional da área de Ciência da Informação no contexto da Educação e suas possíveis articulações. Metodologicamente é uma pesquisa com característica de propiciar debate para o avanço da área de Ciência da Informação e Educação. É qualitativa por permitir interpretação de fenômenos inferindo significados. É também exploratória por utilizar processos da pesquisa bibliográfica, na qual é possível fazer análise, comparações e discussão do referencial. Os fundamentos teóricos apresentam conceitos referentes aos nativos digitais, competência informacional da área de Ciência da Informação e as relações com a Educação. Como resultados o letramento informacional perpassa por muitas atividades de Educação, e seu conceito não se dissocia de aprendizagem. A escola é um local centrado em conhecimento e suas ações se direcionam para intervenções no sentido de prover acesso às fontes de informação e saber, como também às competências para adquirir informações. O processo de debate e implantação da competência em informação pode ser difundido nas esferas educacionais, consubstanciando a ligação entre os campos de Ciência da Informação e Educação, principalmente quanto ao papel de profissionais da primeira área no contexto de aprendizagem. Concluiu-se que, no momento tecnológico atual, as características dos alunos presentes nos diversos cenários de estudo, indicam a necessidade dos profissionais da informação desenvolverem e melhorarem as suas habilidades e estarem preparados para trabalhar com outros membros da comunidade escolar, no sentido de aumentar e aperfeiçoar as competências digitais de alunos e professores. Há apontamentos em torno da função educativa do profissional de CI dentro do ambiente escolar, pautado pelo trabalho em conjunto com o professor e propósitos da escola. A competência informacional não pode ser encarada apenas como um treinamento, mas sim um projeto atrelado ao currículo.
Editor
Universidade de Brasília- UnB
Data
22/11/2021
Direitos
Aos respectivos autores
Idioma
Português
Tipo
Texto
Abrangência
Científica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competência em Informação, Alfabetização Midiática e informacional
Descrição Coordenador
Prof.ª Dra. Meri Nádia Gerlin (UFES)
Prof.ª Dra. Cristina Barrios Martinez (UCM)
Data Publicação
22/11/2021
Localização
Universidade de Brasília- UnB
Posição: 683 (122 visualizações)