A análise de domínio como metodologia para auxiliar projetos em competência em informação

A ANALISE DE DOMINIO COMO METODOLOGIA.pdf

Dublin Core

Título

A análise de domínio como metodologia para auxiliar projetos em competência em informação

Assunto

Competência em informação
Análise de domínio
Método de pesquisa
Informação social

Autor

ZATTAR, Marianna
ALMEIDA, Tatiana de
BOTÃO, Antonio Victor Rodrigues

Descrição

Neste artigo exploraremos a análise de domínio como método fundamental para a construção de projetos em competência em informação. Com a crescente disponibilidade de informações em diversos formatos e mídias, tem-se a necessidade de cada vez mais práticas informacionais críticas e éticas na sociedade contemporânea. Nesse contexto, a promoção da competência em informação ganhou destaque como um componente essencial da educação, de modo que seja possível lidar com o vasto e complexo universo de informações. A pesquisa tem por objetivo analisar como a compreensão do domínio afeta a estrutura e a implementação de atividades de informação, bem como a seleção de recursos apropriados para apoiar a promoção da competência em informação. Discute ainda as principais etapas e técnicas envolvidas na análise de domínio e apresenta exemplos práticos de sua aplicação em diferentes contextos. A elaboração de projetos e atividades de competência em informação visam oferecer uma abordagem prática e orientada para a vivência em sociedade, permitindo que as pessoas se engajem em atividades concretas que envolvam a busca, seleção, avaliação, organização e uso de informações relevantes para uma atividade em determinado contexto. Para que esses projetos sejam adequados é fundamental compreender o domínio no
qual eles estão inseridos. Sendo assim, a metodologia de análise de domínio surge como uma possibilidade para compreender o contexto, os atores envolvidos, as necessidades e os desafios relacionados a um determinado campo de conhecimento. Ao realizar uma análise aprofundada do domínio, é possível identificar os principais conceitos, termos, fontes de informação, modelos de organização e fluxos de comunicação que caracterizam o campo em questão. Essa compreensão aprofundada do domínio permite uma possibilidade de abordagem mais atenciosa na construção de projetos de competência em informação, contextualizada e alinhada com as necessidades das pessoas que compõem a comunidade envolvida. Ao incorporar uma análise de domínio como parte integrante da construção de projetos de competência em informação, as pessoas envolvidas podem fornecer uma base sólida para a promoção de práticas informacionais críticas e éticas de modo que seja possível a solidariedade e harmonia nas dinâmicas e nos ambientes informacionais.

Editor

Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

Data

14-09-2023

Direitos

Marianna Zattar
Tatiana de Almeida
Antonio Victor Rodrigues Botão

Formato

PDF

Idioma

pt

Tipo

Texto

Abrangência

Publicações

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Competência em informação, compotamentos e hábitos informativos

Descrição Coordenador

Profª. Dra. Maria Gladys Ceretta Soria (Universidade da República - Uruguai)

Profª. Dra. Mônica Peres (Universidade de Brasília)

Instituição de Origem

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Cidade de Origem

Rio de Janeiro

País de Origem

Brasil

Localização

Salvador - Brasil

Posição: 996 (19 visualizações)