Competência em informação: uma assimilação preliminar direcional pela teoria do conceito

COMPEENCIA EM INFORMAÇÃO UMA ASSIMILAÇÃOPRELIMINARDIRECIONADA.pdf

Dublin Core

Título

Competência em informação: uma assimilação preliminar direcional pela teoria do conceito

Assunto

Competência em informação
Representação do conhecimento
Teoria do conceito
Mapa conceitual

Autor

ARAÚJO, Denise Oliveira de
SILVA, Márcio Bezerra da
SIMEÃO, Elmira Luzia Melo Soares

Descrição

Artigo que, de maneira preliminar, intenciona apresentar uma compreensão sobre a Competência em Informação a partir de características que a compõem. Discute a Competência em Informação segundo expressões que a rotulam, vistas corriqueiramente como sinônimas, bem como a partir de vertentes e
dimensões do campo. Baseia-se na ideia de conceito formulada por Ingetraut Dahlberg, em sua Teoria do Conceito, como um caminho de representação do conhecimento sobre certo objeto ou domínio. Constitui-se como uma pesquisa dedutiva, descritiva, bibliográfica e qualitativa, que lançamão do
software livre CmapTools (versão 6.04) para a geração de uma estrutura imagética, em formade mapa conceitual, sobre Competência em Informação. Resulta em um conjunto de atributos que essencialmente representam a Competência em Informação e na diferenciação entre a Competência em Informação e conceitos de letramento, como habilidade informacional. Identifica-se quatro vertentes da Competência em Informação, sendo: Competência em Informação e Mídias; Competência Crítica em Informação;
Competência Científica; e Competência orientada para os dados. Apresenta-se, ainda, quatro dimensões, ou seja, técnica, estética, ética e política. Conclui-se que a Competência em Informação consiste em um processo contínuo que se subordina às habilidades informacionais e aprendizagem informacional, congregando conceitos, atitudes e habilidades, a fim de adquirir a expertise necessária para a geração e aplicação de novos conhecimentos, via dimensões éticas, técnicas, políticas, estéticas e preceitos legais, e desdobrando-se em outras competências ligadas às mídias, pensamento crítico, Ciência e dados de pesquisa.

Editor

Revista Fontes Documentais

Data

14-09-2023

Direitos

Denise Oliveira de Araújo
Márcio Bezerra da Silva
Elmira Luzia Melo Soares Simeão

Formato

PDF

Idioma

pt

Tipo

Texto

Identificador

DOI: 10.9771/rfd.v7i0.66388

Abrangência

Publicações

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Competência em informação, compotamentos e hábitos informativos

Descrição Coordenador

Profª. Dra. Maria Gladys Ceretta Soria (Universidade da República - Uruguai)
Profª. Dra. Mônica Peres (Universidade de Brasília)

Instituição de Origem

Universidade de Brasília (UnB)

Cidade de Origem

Brasília

País de Origem

Brasil

Localização

Salvador - Bahia

Posição: 934 (3 visualizações)