Acervos documentais privados dos presidentes da república: definição e acesso

ACERVOS DOCUMENTAIS PRIVADOS DOS PRESIDENTES DA  REPÚBLICA_ DEFINIÇÃO E ACESSO.pdf

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Título

Acervos documentais privados dos presidentes da república: definição e acesso

Assunto

Arquivo privado
Acervo documental
Presidência da república

Autor

PASCOAL, Gabriela de Souza

Descrição

Os acervos documentais privados dos presidentes da República, documentos resultantes das atividades pessoais dos chefes do executivo brasileiro foram institucionalizados por meio de duas normativas: a lei no 8.394, de 30 de dezembro de 1991, que trata da preservação e salvaguarda desses documentos; e o decreto no 4.344, de 26 de agosto de 2002 que regulamenta e atualiza a lei anterior, buscando melhorar a definição do que compõe esses acervos. A legislação reitera a
importância evidente desses documentos: torna-os legalmente patrimônio cultural brasileiro, declara-os de interesse público, assim como cria uma recomendação de acesso a esses documentos. No entanto, inexiste previsão legal para o financiamento de sua preservação e divulgação, deixando implicitamente esta função a critério e busca individual de cada ex-presidente. A definição do que compõe esses acervos também é extremamente frágil no que tange o público versus o privado. Espera-se com esse trabalho compreender melhor quais são estes documentos, a
partir de quais as atividades eles são resultados, a importância da informação dos documentos privados presidenciais para a construção da memória coletiva e como as instituições de custódia, que em muitos casos são privadas, disponibilizam essa documentação à população, evidenciando que são locais de memórias e guardiães de material precioso para a reflexão sobre a nossa história, mesmo não estando vinculadas à estrutura da administração pública.

Editor

Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

Data

14-09-2023

Direitos

Gabriela de Souza Pascoal

Formato

PDF

Idioma

pt

Tipo

Texto

Abrangência

Publicações

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Informação e sociedade

Descrição Coordenador

Prof. Dr. José Antonio Gómez- Hernández (Universidade de Múrcia)
Profª. Dra. Denise Braga Sampaio (UFBA)

Instituição de Origem

Fundação Casa de Rui Barbosa

Cidade de Origem

Rio de Janeiro

País de Origem

Brasil

Localização

Salvador - Bahia

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