CONTRIBUIÇÕES PARA O ENTENDIMENTO DE UM DOMÍNIO:
UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA APLICADA ÀS TESES DA
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNESP DE MARÍLIA
(2004-2013)

6 CONTRIBUIÇÕES PARA O ENTENDIMENTO DE UM DOMÍNIO.pdf

Dublin Core

Título

CONTRIBUIÇÕES PARA O ENTENDIMENTO DE UM DOMÍNIO:
UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA APLICADA ÀS TESES DA
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNESP DE MARÍLIA
(2004-2013)

Assunto

Análise de Domínio;
Educação;
Estudos Bibliométricos;
Análise de Citação;
Análise de Cocitação de Autores.

Autor

Pollyana Ágata Gomes da Rocha Custódio
Ely Francina Tannuri de Oliveira

Descrição

Um domínio poder ser considerado como o entendimento de uma disciplina, área, especialidade, contexto científico ou domínio de conhecimento. Esta pesquisa objetiva analisar o domínio científico aplicado ao universo das teses defendidas na linha de “Ensino, Aprendizagem Escolar e Desenvolvimento Humano”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília, no período de 2004 a 2013. Entre os procedimentos bibliométricos, os estudos da análise de citação e cocitação permitem conhecer os autores mais influentes e mostrar aqueles de maior destaque em relação às citações recebidas e suas relações de cocitações, adotadas pela comunidade citante. Como procedimento de pesquisa, do conjunto de referências presentes nas 44 teses de doutorado, levantou-se um total de 4.880 referências. Foi gerado um banco de dados para a análise das variáveis: autores mais citados e autores mais cocitados. Neste universo, foram considerados como autores mais citados aqueles que receberam pelo menos 11 citações. Para a análise de cocitação, foi construída uma matriz simétrica contendo as frequências de cocitação entre os autores mais citados. Para a visualização da rede de cocitação, utilizou-se o software Pajek. Como resultados, foram destacados 36 autores mais citados, no âmbito das teses de doutorado. Conclui-se sobre a importância da análise de cocitação para a caracterização de um domínio científico e verticalização para a pesquisa em Educação.

Editor

Faculdade de Ciência da Informação – FCI
Universidade de Brasília - UnB

Data

25/06/2015

Direitos

Pollyana Ágata Gomes da Rocha Custódio
Ely Francina Tannuri de Oliveira

Formato

PDF

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISBN: 978 – 85 – 88130 – 45 – 6

Abrangência

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Políticas de informação, universidade e desenvolvimento

Descrição Coordenador

Profa. Dra. María Aurora Cuevas Cerveró (UCM)
Profa. Dra. María Teresa Fernández-Bajón (UCM)

Data Publicação

2015

Instituição de Origem

Universidade Estadual Paulista - UNESP

Localização

Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus de Marília/SP

Posição: 178 (190 visualizações)