Dublin Core
Título
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E MIDIÁTICA: Sustentabilidade da Inclusão Digital no Brasil
Assunto
Acesso a Informação,
Competência em Informação,
Competência Midiática,
Política de Informação,
Inclusão digital
Competência em Informação,
Competência Midiática,
Política de Informação,
Inclusão digital
Autor
Patrícia Maria Honório Abreu
Gabriela Belmont de Farias
Descrição
Apresenta um estudo sobre a política pública de inclusão digital como uma ação governamental que contribui para a inserção dos indivíduos na sociedade da informação. Compreendendo que a inserção global dos cidadãos nesse universo informacional, requer condições suficientes que garantam que todos serão contemplados, independente de renda, educação ou classe social. Destaca-se que a inclusão digital mencionada refere-se ao acesso a informação de maneira igualitária, bem como a criação de ambientes e formações propícios para o desenvolvimento da Competência em Informação e Midiática. Com estas habilidades os indivíduos sabem localizar, selecionar, analisar, e utilizar as informações para resolverem seus problemas e tomarem decisões nos diversos ambientes sociais, ou seja, com essas competências a inclusão digital ultrapassa o uso das tecnologias digitais, mas, sobretudo envolve saber onde encontrar o conhecimento que necessita. Dentro desse contexto, o objetivo neste artigo é analisar a importância de desenvolver a competência em informação e midiática para a consolidação efetiva da inclusão digital. As reflexões apresentadas são sobre a sustentabilidade da inclusão digital através de políticas públicas, contemplando o acesso a equipamentos tecnológicos e a capacitação ao longo da vida para todos os cidadãos. No procedimento metodológico recorreu-se a revisão bibliográfica a fim de investigar o conhecimento produzido pelos teóricos sobre a temática inclusão digital, políticas públicas e competências informacionais e midiáticas. Os resultados demonstram que os teóricos percebem a inclusão digital como um dos pilares da inclusão social, embora não o único. E que essa inclusão é pautada na capacitação das pessoas para uso efetivo das mídias para se beneficiarem das informações. Evidenciou-se com os estudos, que é necessário estimular a inclusão digital contemplando o acesso à informação e as competências midiáticas e informacionais como forma de haver uma criticidade sobre as mídias e as informações.
Editor
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Data
11/11/2019
Direitos
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Patrícia Maria Honório Abreu
Gabriela Belmont de Farias
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISSN 2675-2409
Abrangência
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competência em Informação, Literacias e Transliteracias
Descrição Coordenador
Dra Regina Belluzzo
Dr José-Antonio Gómez-Hernández
Data Publicação
2020
Localização
Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil
Posição: 292 (180 visualizações)