COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E MIDIÁTICA: Sustentabilidade da Inclusão Digital no Brasil

Dublin Core

Título

COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E MIDIÁTICA: Sustentabilidade da Inclusão Digital no Brasil

Assunto

Acesso a Informação,
Competência em Informação,
Competência Midiática,
Política de Informação,
Inclusão digital

Autor

Patrícia Maria Honório Abreu
Gabriela Belmont de Farias

Descrição

Apresenta um estudo sobre a política pública de inclusão digital como uma ação governamental que contribui para a inserção dos indivíduos na sociedade da informação. Compreendendo que a inserção global dos cidadãos nesse universo informacional, requer condições suficientes que garantam que todos serão contemplados, independente de renda, educação ou classe social. Destaca-se que a inclusão digital mencionada refere-se ao acesso a informação de maneira igualitária, bem como a criação de ambientes e formações propícios para o desenvolvimento da Competência em Informação e Midiática. Com estas habilidades os indivíduos sabem localizar, selecionar, analisar, e utilizar as informações para resolverem seus problemas e tomarem decisões nos diversos ambientes sociais, ou seja, com essas competências a inclusão digital ultrapassa o uso das tecnologias digitais, mas, sobretudo envolve saber onde encontrar o conhecimento que necessita. Dentro desse contexto, o objetivo neste artigo é analisar a importância de desenvolver a competência em informação e midiática para a consolidação efetiva da inclusão digital. As reflexões apresentadas são sobre a sustentabilidade da inclusão digital através de políticas públicas, contemplando o acesso a equipamentos tecnológicos e a capacitação ao longo da vida para todos os cidadãos. No procedimento metodológico recorreu-se a revisão bibliográfica a fim de investigar o conhecimento produzido pelos teóricos sobre a temática inclusão digital, políticas públicas e competências informacionais e midiáticas. Os resultados demonstram que os teóricos percebem a inclusão digital como um dos pilares da inclusão social, embora não o único. E que essa inclusão é pautada na capacitação das pessoas para uso efetivo das mídias para se beneficiarem das informações. Evidenciou-se com os estudos, que é necessário estimular a inclusão digital contemplando o acesso à informação e as competências midiáticas e informacionais como forma de haver uma criticidade sobre as mídias e as informações.

Editor

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação

Data

11/11/2019

Direitos

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Patrícia Maria Honório Abreu
Gabriela Belmont de Farias

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN 2675-2409

Abrangência

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Competência em Informação, Literacias e Transliteracias

Descrição Coordenador

Dra Regina Belluzzo

Dr José-Antonio Gómez-Hernández

Data Publicação

2020

Localização

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil

Posição: 292 (180 visualizações)