COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: Percepção da Comissão de Educação de Usuários no Processo de Mediação

Dublin Core

Título

COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: Percepção da Comissão de Educação de Usuários no Processo de Mediação

Assunto

Mediação da Informação,
Competência em Informação,
Biblioteca Universitária,
Bibliotecário

Autor

Larisse Macedo de Almeida
Gabriela Belmont de Farias

Descrição

No ambiente universitário a biblioteca possui importante papel na formação dos discentes como indivíduos críticos, autônomos, com habilidades voltadas para o acesso e apropriação da informação e conscientes do seu papel na sociedade. Para isso, faz-se indispensável colocar em prática a mediação, a qual deve ocorrer para além da interação entre usuário e bibliotecário, indo até a interferência propriamente dita deste profissional no processo de aquisição da informação visando a apropriação da mesma para possibilitar a construção do conhecimento. Assim, nosso objetivo consiste em analisar a percepção, sobre a competência em informação, dos bibliotecários no processo de construção do conhecimento científico no ambiente universitário. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uso do método exploratório. Os dados coletados a partir de questionários, enviados aos bibliotecários que atuam na Comissão de Educação de Usuários do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Ceará, foram analisados pela técnica de análise de conteúdo a partir do estabelecimento de categorias. Com isso, verificamos que a distinção entre o conceito de habilidade e competência é obscura entre os bibliotecários, mesmo sendo colocado em prática cotidianamente, o que acaba não permitindo que associem a competência ou habilidade específica a uma atividade particular. Os profissionais compreendem a essência dos conceitos de mediação e competência em informação, mas não explicitam o entrelaçamento das temáticas. Ainda assim, a Comissão busca alinhar constantemente seu planejamento com as necessidades dos usuários. Concluímos que mesmo com a complexidade de evidenciar a conexão entre a competência e a mediação, os bibliotecários vêm desenvolvendo as atividades da Comissão contribuindo para a consolidação da cultura de pesquisa no ambiente acadêmico.


Editor

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação

Data

11/11/2019

Direitos

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Larisse Macedo de Almeida
Gabriela Belmont de Farias

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN 2675-2409

Abrangência

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Competência em Informação, Literacias e Transliteracias

Descrição Coordenador

Dra Regina Belluzzo

Dr José-Antonio Gómez-Hernández

Data Publicação

2020

Localização

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil

Posição: 264 (181 visualizações)