COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO COMO PRÁXIS: UMA OPÇÃO PELA ABORDAGEM CARTOGRÁFICA

74205.pdf

Dublin Core

Título

COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO COMO PRÁXIS: UMA OPÇÃO PELA ABORDAGEM CARTOGRÁFICA

Assunto

Competência em Informação,
Fenomenografia,
Método Cartográfico,
Práxis,
Emancipatória

Autor

Gerson Moreira Ramos Junior
Marta Leandro da Mata
Meri Nadia Marques Gerlin

Descrição

O presente estudo aborda a Competência em Informação numa perspectiva teórica crítica, visando o desenvolvimento emancipatório dos sujeitos, por meio do conhecimento dos agenciamentos e maquinações que operam para a manutenção de uma estrutura de exploração e dominação via instrumentalização da Razão, através da relação Indivíduo e Informação. Neste sentido, perpassa-se pela Competência em Informação com viés na perspectiva Fenomenográfica, que se ocupa das diversas leituras individuais e singularizadas que determinada comunidade de indivíduos faz de um dado fenômeno, abrindo-se um campo para um estudo orientado para a apreensão de subjetividades. A partir deste movimento, permite-se uma aproximação da Competência em Informação ao Método Cartográfico, tornando-se possível identificar os elementos que reforçam os ideais egocêntricos e utilitários da vida mercantilizada, bem como propor novas formas de interação do homem social, que é papel da Competência em Informação – em sua perspectiva crítica – e deve servir como guia da sociedade visando formas de superar o consumo da informação. Assim, tem-se como objetivo compreender o Método Cartográfico como opção para o desenvolvimento crítico da Competência em Informação, orientada para a mediação e interações relacionais e ideológicas que se operam por meio da informação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se os autores que são referencias na temática Competência em informação, combinando essas leituras com as reflexões em estudos cartográficos na perspectiva rizomática de Deleuze e Guattari. Além disso, realizou-se um levantamento no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Repositório Institucional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. A pesquisa demonstrou uma lacuna de produções acadêmicas em Ciência da Informação com a combinação de tais temas, justificando o interesse de pesquisa de debruçar-se sobre os caminhos possíveis, a partir, da confluência da Ciência da Informação, em especial, da Competência em Informação e o Método Cartográfico numa perspectiva crítica. Considera-se que este método possibilita uma visão propositiva da realidade e atenta a seus processos construtivos, por via, associativa e transversal, que propicia a Competência em Informação a colocar-se em outros termos na problemática da emancipação na sociedade do século XXI pela via informacional.

Editor

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação

Data

11/11/2019

Direitos

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Gerson Moreira Ramos Junior
Marta Leandro da Mata
Meri Nadia Marques Gerlin

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN 2675-2409

Abrangência

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Competência em Informação, Literacias e Transliteracias

Descrição Coordenador

Dra Regina Belluzzo

Dr José-Antonio Gómez-Hernández

Data Publicação

2020

Localização

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil

Posição: 406 (169 visualizações)