Dublin Core
Título
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO COMO PRÁXIS: UMA OPÇÃO PELA ABORDAGEM CARTOGRÁFICA
Assunto
Competência em Informação,
Fenomenografia,
Método Cartográfico,
Práxis,
Emancipatória
Fenomenografia,
Método Cartográfico,
Práxis,
Emancipatória
Autor
Gerson Moreira Ramos Junior
Marta Leandro da Mata
Meri Nadia Marques Gerlin
Descrição
O presente estudo aborda a Competência em Informação numa perspectiva teórica crítica, visando o desenvolvimento emancipatório dos sujeitos, por meio do conhecimento dos agenciamentos e maquinações que operam para a manutenção de uma estrutura de exploração e dominação via instrumentalização da Razão, através da relação Indivíduo e Informação. Neste sentido, perpassa-se pela Competência em Informação com viés na perspectiva Fenomenográfica, que se ocupa das diversas leituras individuais e singularizadas que determinada comunidade de indivíduos faz de um dado fenômeno, abrindo-se um campo para um estudo orientado para a apreensão de subjetividades. A partir deste movimento, permite-se uma aproximação da Competência em Informação ao Método Cartográfico, tornando-se possível identificar os elementos que reforçam os ideais egocêntricos e utilitários da vida mercantilizada, bem como propor novas formas de interação do homem social, que é papel da Competência em Informação – em sua perspectiva crítica – e deve servir como guia da sociedade visando formas de superar o consumo da informação. Assim, tem-se como objetivo compreender o Método Cartográfico como opção para o desenvolvimento crítico da Competência em Informação, orientada para a mediação e interações relacionais e ideológicas que se operam por meio da informação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se os autores que são referencias na temática Competência em informação, combinando essas leituras com as reflexões em estudos cartográficos na perspectiva rizomática de Deleuze e Guattari. Além disso, realizou-se um levantamento no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Repositório Institucional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. A pesquisa demonstrou uma lacuna de produções acadêmicas em Ciência da Informação com a combinação de tais temas, justificando o interesse de pesquisa de debruçar-se sobre os caminhos possíveis, a partir, da confluência da Ciência da Informação, em especial, da Competência em Informação e o Método Cartográfico numa perspectiva crítica. Considera-se que este método possibilita uma visão propositiva da realidade e atenta a seus processos construtivos, por via, associativa e transversal, que propicia a Competência em Informação a colocar-se em outros termos na problemática da emancipação na sociedade do século XXI pela via informacional.
Editor
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Data
11/11/2019
Direitos
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Gerson Moreira Ramos Junior
Marta Leandro da Mata
Meri Nadia Marques Gerlin
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISSN 2675-2409
Abrangência
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competência em Informação, Literacias e Transliteracias
Descrição Coordenador
Dra Regina Belluzzo
Dr José-Antonio Gómez-Hernández
Data Publicação
2020
Localização
Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil
Posição: 406 (169 visualizações)