Dublin Core
Título
ASPECTOS DA ANÁLISE DE SENTIMENTO E SEU IMPACTO NA TOMADA DE DECISÃO: UM ESTUDO A PARTIR DA TECNOLOGIA EYE TRACKING
Assunto
Eye Tracking,
Análise do Sentimento,
Comportamento,
Experiência do Usuário,
Ambiente informacional digital
Análise do Sentimento,
Comportamento,
Experiência do Usuário,
Ambiente informacional digital
Autor
Igor Benedito Oliveira
Cecilio Merlotti Rodas
Descrição
A análise do sentimento exerce um papel importante em estudos do comportamento do usuário, com o objetivo de entender seu estado emocional e sentimental através das opiniões expressadas em textos, compartilhamentos e postagem a partir de um linguagem natural. Nosso cérebro é uma entidade onde não somente reside a nossa individualidade mas também nossa emoção, ética ou moral. Acredita-se que os aspectos relacionados ao sentimento poderiam ser mais bem compreendidos ao se estabelecer estudos que possam compreender melhor os processos desse órgão utilizando-se, por exemplo, aspectos da análise de sentimento. Atualmente é possível realizar este tipo de análise com auxílio de tecnologias possibilitando, por exemplo, extrair polaridades negativas ou positivas de um texto ou postagem em mídias sociais realizadas ou compartilhadas pelo sujeito, de forma automática. Nesse contexto, pretende-se estudar uma forma de coleta de dados, relacionados ao sentimento dos sujeitos utilizando-se a tecnologia Eye Tracking, a qual permite rastreamento do olhar e dilatação da pupila em testes com usuários. Ressalta-se que, quando uma pessoa se emociona, sua pupila, normalmente, se dilata e, a partir dessa constatação, espera-se que, ao, recuperar esse tipo de comportamento, seja possível compreender de forma mais precisa o comportamento dos sujeitos ao acessarem conteúdo digital e, consequentemente, contribuir para uma melhor organização da informação em ambientes informacionais digitais. A partir de revisão bibliográfica, buscou-se um referencial teórico de estudos desenvolvidos na área da Ciência da Informação considerando-se temas como a experiência do usuário na tomada de decisões em pesquisas realizadas na Web. Nos exemplos encontrados foi possível verificar que certos comportamentos dos sujeitos podem ser avaliados utilizando-se a tecnologia de Eye Tracking. Assim, pretende-se compreender como essa tecnologia poderia ser utilizada em estudos de análise do sentimento considerando-se a relevância dos aspectos supracitados nas tomadas de decisões e buscar fornecer novas metodologias para a área da Ciência da Informação, a qual estuda a análise, coleta, classificação, manipulação, armazenamento, recuperação e disseminação da informação. Também espera-se encontrar características que possam permitir uma melhor compreensão das interações entre os sujeitos e estes com o computador, assim como aprimorar a organização e sistemas de informação por meio de estudos de experiência do usuários em tomadas de decisões.
Editor
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Data
12/11/2019
Direitos
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Igor Benedito Oliveira
Cecilio Merlotti Rodas
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISSN 2675-2409
Abrangência
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Inovação, Tecnologia e Docência
Descrição Coordenador
Dr Benedito Medeiros
Dra Elmira Simeão
Data Publicação
2020
Localização
Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil
Posição: 303 (186 visualizações)