Dublin Core
Título
A leitura no sistema prisional: um levantamento bibliográfico
Assunto
Unidade prisional
Acesso a informação
Leitura
CAPES
Autor
Yara Maria da Silva Cinque
Carlos Cândido de Almeida
Descrição
No Brasil ainda há cidadãos que não sabem ler nem escrever, principalmente no sistema carcerário. As diferentes leis como a Lei de Execução Penal nº 7.210 de 11 de julho de 1984, Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, Lei 12.433 de 29 de junho de 2011 abordam a temática sobre o acesso ao saber desde a criação de bibliotecas, educação de jovens e adultos, remição de pena entre outros, algumas mais ou menos eficazes sobre o processo de ressocialização. A temática sobre acesso à informação e à leitura é recente na área de Biblioteconomia, tendo em vista que é crucial para a reintegração das pessoas reclusas à sociedade. O objetivo deste trabalho é apresentar os trabalhos em língua portuguesa acerca dos assuntos que compõem a temática do acesso à informação e à leitura em unidades prisionais. Utilizando como ferramenta de busca o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, entre os anos de 2008 a 2017, para identificar as iniciativas realizadas mais recentemente no sistema carcerário. Os termos de busca utilizados foram: biblioteca prisional, remição de pena e leitura em prisões. Foi utilizada como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica para realizar a análise de textos sobre a temática. Os artigos encontrados abordam diferentes assuntos: biblioteca, educação para jovens e adultos e práticas de leitura. O direito de acesso aos apenados à leitura e conhecimento é fundamental no processo de ressocialização que é garantida pela Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e a Constituição Federal de 1988, é que a área de Biblioteconomia possa interagir com este espaço, tendo em vista que são pessoas que necessitam de uma informação. Considerando as dificuldades do sistema prisional para reintegração do sujeito a sociedade, deve ser imprescindível as iniciativas criadas possam auxiliar no desenvolvimento do saber por meio da leitura e da informação e como as atividades biblioteconômicas podem acrescentar neste seguimento.
Editor
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Data
12/11/2019
Direitos
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Yara Maria da Silva Cinque
Carlos Cândido de Almeida
Formato
PDF
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISSN 2675-2409
Abrangência
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Informação e Sociedade
Descrição Coordenador
Dr Mateo Macia Gómez
Dra Meri Nádia Merlin
Data Publicação
2020
Localização
Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil
Posição: 414 (169 visualizações)