POSSIBILIDADES E LIMITES PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

9.POSSIBILIDADES E LIMITES PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO  FUNDAMENTAL.pdf

Dublin Core

Título

POSSIBILIDADES E LIMITES PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Assunto

Educação,
Programação Computacional,
Licenciatura em Computação.

Autor

Alaecio Santos Ribeiro

Jonas Martins

Albano de Goes Souza

Descrição

O presente estudo visa demonstrar as possibilidades e as limites para desenvolvimento do ensino da programação de computadores nos anos iniciais do ensino fundamental brasileiro. É habitual a relação social com dispositivos tecnológicos em locais que frequentamos, contudo, o que não é de senso comum, é que para o funcionamento pleno dessas tecnologias, existe um procedimento informatizado, denominado Programação Computacional. Neste artigo, são apresentados Aplicativos Web, enquanto possibilidades para o auxílio ao ensino das Programação Computacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como: Khan Academy, o Code.org, o CodeClubBrasil.org e Scratch, pois, suas filosofias são baseadas na gratuidade e suas funcionalidades se adequam a faixa etária (6 aos 12 anos) dos alunos dos iniciais do Ensino Fundamental. Para desenvolvimento pleno da Programação Computacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental, neste estudo, defende-se há necessidade da inserção de profissionais docentes, que possuem tanto, capacidade técnica, quanto olhar pedagógico, e que auxiliem o Pedagogo no processo de mediação transversal entre os saberes sobre Linguagens e Algoritmos, e os saberes do currículo formal da escola, ou seja, ambos docentes necessitam desenvolver as atividades em conjunto, pois, os saberes de cada área de conhecimento se complementam.

Editor

Universidade Tiradentes - UNIT/Sergipe

Data

19/10/2017

Direitos

Alaecio Santos Ribeiro

Jonas Martins
Albano de Goes Souza

Formato

PDF

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN: 2179-4901

Abrangência

Programação Científica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Educação a Distância e Tecnologias da Informação

Descrição Coordenador

Prof. Ms Marcio Bazerra,
Prof. Dr. Juan José Prieto

Data Publicação

2017

Instituição de Origem

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano (Campus Senhor do Bonfim - BA) - IFBaiano
Universidade do Estado da Bahia - UNEB (Campus VII - Senhor do Bonfim-BA)
Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (Campus Capitão Poço-PA)

Cidade de Origem

Senhor do Bonfim - Bahia
Capitão Poço - Pará

País de Origem

Brasil

Localização

Universidade Tiradentes - UNIT/Sergipe

Posição: 158 (192 visualizações)