ANÁLISE DA INFORMAÇÃO COMO DISCIPLINA DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

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Título

ANÁLISE DA INFORMAÇÃO COMO DISCIPLINA DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

Assunto

Biblioteconomia. Ensino. Disciplina. Pesquisa Exploratória.

Autor

Dulce Maria Baptista

Descrição

Os cursos brasileiros de Graduação em Biblioteconomia possuem em seu currículo a disciplina Análise da Informação. Contudo, em virtude da evolução verificada em disciplinas relacionadas ao processamento técnico da informação – Catalogação, Indexação e Linguagens Documentárias – e de mudanças de enfoque no que se refere aos respectivos conteúdos, é possível observar certo esvaziamento semântico na expressão Análise da Informação, o qual determina, inclusive, que alguns dos cursos venham mudando o título da disciplina. Dessa forma, embora o foco comum permaneça, na maioria dos casos, voltado à representação condensada dos conteúdos temáticos presentes em documentos, a disciplina vem recebendo designações diferenciadas nas diferentes instituições de ensino superior. Dois fatores parecem contribuir a essas alterações. Primeiramente, há que se considerar o caráter genérico da expressão Análise da Informação. Tal nível de generalidade e abrangência sugere que quaisquer indivíduos, independentemente de suas especialidades profissionais, podem se converter em analistas da informação, ou que qualquer das disciplinas de Biblioteconomia se ocupa em analisar a informação, embora sob ângulos distintos. Em segundo lugar, parece haver uma busca legítima por um aprofundamento em conteúdos relacionados a análise documentária, análise de conteúdo, análise de discurso, na medida em que tais análises contribuem, em princípio, e em seu conjunto, à compreensão não só de elementos que se encontram presentes na superfície textual de documentos, como também de elementos contextuais e intertextuais. A compreensão desses elementos contribui de forma substancial à identificação do assunto, e mais do que isso, à captação do sentido que o autor de determinado documento pretendeu registrar – e comunicar. Nessa perspectiva, recai no sentido a maior relevância para a disciplina em questão. Na medida em que as demais disciplinas citadas se ocupam do processamento técnico, em suas numerosas possibilidades e recursos, e contemplam todos os elementos – extrínsecos e intrínsecos – dos documentos, para produzir registros, representações, identificar relações e criar formas de acesso, a Análise da Informação lida especificamente com o elemento intrínseco por definição, ou seja, com o sentido dos documentos.
Como procedimentos específicos, procede à extração de conceitos, à tradução dos conceitos em palavras chave e à elaboração de resumos. Por outro lado, é possível constatar, a partir de práticas profissionais diversificadas, que o conteúdo da disciplina não se restringe necessariamente à representação de unidades documentárias, isoladamente consideradas, mas também a conjuntos dessas unidades, e à compreensão de elementos, processos e rotinas que contribuem à disponibilização – unitária ou em bloco – de informações. Portadoras de sentidos específicos, tais informações atenderão a necessidades de informação de diversa natureza e com diferentes finalidades, seja para gerar ou ampliar o conhecimento sobre determinado assunto, seja para comunicar um pensamento, seja para a tomada de decisão em ambientes organizacionais. Nessa perspectiva, e tendo sempre em conta o sentido como foco de análise, a disciplina, em si, parece estar omissa quanto a outras possibilidades de se captar significados em documentos e fontes, o que, como consequência, restringe também a bibliografia específica de seu currículo. Em muitos casos, a literatura constante dos currículos se vale de títulos amplamente utilizados em Indexação e Linguagens Documentárias, o que resulta em certa repetição de conteúdos, na medida em que o escopo da Análise parece ser, na prática, mais amplo. Assim sendo, buscando ampliar o alcance da disciplina, e ainda que considerando sua inegável vinculação com as demais disciplinas do curso, o presente artigo possui natureza exploratória, e constitui uma abordagem inicial para uma pesquisa cujo objetivo é fornecer novos elementos a serem incluídos na disciplina Análise da Informação, e que lhe confiram um maior nível de especificidade em relação às demais disciplinas integrantes do currículo de Biblioteconomia. Para tanto, serão apresentados os tópicos: Introdução; Dimensões da Análise da Informação; Informação como objeto de análise; Fontes de informação a partir de áreas de interesse; Considerações finais.

Editor

Universidad Complutense de Madrid - UCM

Data

14/11/2016

Direitos

Universidad Complutense de Madrid - UCM

Formato

PDF

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISBN: 978-84-617-6684-0

Abrangência

Programação científica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Políticas de informação.

Descrição Coordenador

Dr. Jaime Leyro
Dr. Andrés Fernández

Data Publicação

2017

Instituição de Origem

Universidade de Brasília - UnB

Cidade de Origem

Brasília

País de Origem

Brasil

Localização

Facultad de Ciencias de la Documentación
Departamento de Biblioteconomía y Documentación
Universidad Complutense de Madrid - UCM

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