Dublin Core
Título
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) DISPONÍVEIS PARA O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO HOJE E A PERCEPÇÃO DAS MESMAS COMO INSTRUMENTO ACADÊMICO POR PARTE DO ALUNADO BRASILIENSE
Assunto
TICs, aluno universitário, Blackboard, redes sociais, dispositivos móveis.
Autor
Claudio G. Duque
Descrição
Esta pesquisa avaliou, de maneira qualitativa e quantitativa, empregando um pequeno questionário, a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e de redes sociais digitais (BOYD & ELLISON 2007) com viés acadêmico, em alguns cursos de graduação de algumas universidades de Brasília. A expectativa era que, por estarmos no século XXI, na capital do Brasil (uma das cidades mais conectadas do país, atualmente temos mais de 25 milhões de usuários de Internet móvel no Brasil) e avaliando alunos de graduação, a utilização de TICs pelos mesmos seria maciça. De fato, a utilização de TICs e de redes sociais digitais (BUETTNER,2016) pelos respondentes é maciça, porém não para fins acadêmicos e didáticos. As TICs não teriam hoje uma função primordial dentro do contexto educacional? Pois atualmente a Web, que é um serviço disponível na Internet, é o espaço informacional onde se dispõe de uma maior oferta de informação, que complementa as diferentes temáticas abordadas em sala de aula. O questionário foi respondido por 38 pessoas, sendo 19 do sexo feminino e 19 do sexo masculino, com a média na faixa etária de 25, 28 delas ainda cursando graduação, 7 com pós-graduação e 4 somente com graduação. Dentre os que já graduaram o que se graduou há mais tempo graduou em 2014 e entre os graduandos a previsão de graduação da maioria é de ocorrer em 2019. Portanto, todos os respondentes frequentaram ou frequentam uma instituição de ensino superior dentro do período de utilização maciça de TICs nas mesmas. Esses respondentes frequentam ou frequentaram cursos de exatas, humanas e sociais aplicadas. A competência informacional desses respondentes deveria ser satisfatória, pois, essas instituições realmente apresentam, de uma maneira ou de outra, propostas de utilização de TICs como recurso de incentivo ao desenvolvimento do alunado e de suas habilidades informacionais.
Editor
Universidad Complutense de Madrid - UCM
Data
14/11/2016
Direitos
Universidad Complutense de Madrid - UCM
Claudio G. Duque
Formato
PDF
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISBN: 978-84-617-6684-0
Abrangência
Programação científica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Políticas de informação.
Descrição Coordenador
Dra. Miriam Manini
Dr. Antonio Carpallo
Data Publicação
2017
Instituição de Origem
Universidade de Brasília - UnB
Cidade de Origem
Brasília
País de Origem
Brasil
Localização
Facultad de Ciencias de la Documentación
Departamento de Biblioteconomía y Documentación
Universidad Complutense de Madrid - UCM
Departamento de Biblioteconomía y Documentación
Universidad Complutense de Madrid - UCM
Posição: 422 (167 visualizações)