Dublin Core
Título
JUVENTUDE, EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: NOTAS PARA DEBATE
Assunto
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC),
Competência em Informação,
Juventude,
Educação,
Autor
Valéria Pinto Freire,
Ronaldo Nunes Linhares
Descrição
Este artigo é um recorte de um processo embrionário de uma investigação que busca identificar, analisar e avaliar o nível de competência em informação e compreender a percepção de jovens - assistidos por um projeto social que desenvolve suas ações socioeducativas a partir do conceito de infoinclusão social – relacionada a importância da necessidade de informação nos processos de aprendizagens que possam vir a contribuir para produção de conhecimento e atitudes emancipatórias ao longo da vida. Do ponto de vista social e de seu impacto cultural, é importante registrar que a competência em informação é um imperativo na sociedade contemporânea, muito se deve a este fator, as questões relacionadas a globalização e ao volume e multiplicidade de informações que se insinuam na sociedade do capitalismo cognitivo. Trata-se de uma proposição de natureza mista, qualitativa/quantitativa, de inspiração transdisciplinar tendo como principal instrumento de construção de dados, um questionário semiestruturado de múltipla escolha aplicado online a setecentos e dezenove jovens com idades entre 14 e 24 anos, alunos da escola pública. A triangulação metodológica é a técnica utilizada para, através da combinação de diferentes métodos compensar as limitações potenciais de cada um dos métodos escolhidos. Pesquisa de cunho exploratório e descritivo favorece à visão geral do objeto estudado e estabelece correlações entre variáveis existentes. Os resultados alcançados contraem um número significativamente alto e diferenciado de informações que comportam variadas análises, visões e focos de estudos por vezes diferentes, que confluem no final para um desafio de potencial grandeza - merecedor de discussões profícuas que não se esgotam aqui - enfrentado pelos ambientes formais e não formais de educação, que é dar condições físicas/estruturais e intelectuais aos jovens de acesso às TDIC e as mais variadas e seguras fontes de informação que possam vir a afiançar-lhes construção expressiva de aprendizagens que respondam às necessidades individuais, profissionais e coletivas.
Editor
Madrid: Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentación.
Data
15/11/2018
Direitos
Madrid: Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentación.
Valéria Pinto Freire,
Ronaldo Nunes Linhares
Formato
PDF
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISBN 978-84-09-16795-1
Abrangência
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competência Informacional no Contexto
Descrição Coordenador
Catalina Guerrero,
Gladys Ceretta
Data Publicação
2019
Instituição de Origem
Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ)
Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade CNPQ/UNIT-GECES
Cidade de Origem
Aracaju - Sergipe
País de Origem
Brasil
Localização
Universidad de Murcia - UMU
Posição: 232 (184 visualizações)