JUVENTUDE, EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: NOTAS PARA DEBATE

2 Juventude, Educação, Conhecimento E Competência Em Informação.pdf

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Título

JUVENTUDE, EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: NOTAS PARA DEBATE

Assunto

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC),
Competência em Informação,
Juventude,
Educação,

Autor

Valéria Pinto Freire,
Ronaldo Nunes Linhares

Descrição

Este artigo é um recorte de um processo embrionário de uma investigação que busca identificar, analisar e avaliar o nível de competência em informação e compreender a percepção de jovens - assistidos por um projeto social que desenvolve suas ações socioeducativas a partir do conceito de infoinclusão social – relacionada a importância da necessidade de informação nos processos de aprendizagens que possam vir a contribuir para produção de conhecimento e atitudes emancipatórias ao longo da vida. Do ponto de vista social e de seu impacto cultural, é importante registrar que a competência em informação é um imperativo na sociedade contemporânea, muito se deve a este fator, as questões relacionadas a globalização e ao volume e multiplicidade de informações que se insinuam na sociedade do capitalismo cognitivo. Trata-se de uma proposição de natureza mista, qualitativa/quantitativa, de inspiração transdisciplinar tendo como principal instrumento de construção de dados, um questionário semiestruturado de múltipla escolha aplicado online a setecentos e dezenove jovens com idades entre 14 e 24 anos, alunos da escola pública. A triangulação metodológica é a técnica utilizada para, através da combinação de diferentes métodos compensar as limitações potenciais de cada um dos métodos escolhidos. Pesquisa de cunho exploratório e descritivo favorece à visão geral do objeto estudado e estabelece correlações entre variáveis existentes. Os resultados alcançados contraem um número significativamente alto e diferenciado de informações que comportam variadas análises, visões e focos de estudos por vezes diferentes, que confluem no final para um desafio de potencial grandeza - merecedor de discussões profícuas que não se esgotam aqui - enfrentado pelos ambientes formais e não formais de educação, que é dar condições físicas/estruturais e intelectuais aos jovens de acesso às TDIC e as mais variadas e seguras fontes de informação que possam vir a afiançar-lhes construção expressiva de aprendizagens que respondam às necessidades individuais, profissionais e coletivas.

Editor

Madrid: Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentación.

Data

15/11/2018

Direitos

Madrid: Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentación.
Valéria Pinto Freire,
Ronaldo Nunes Linhares

Formato

PDF

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISBN 978-84-09-16795-1

Abrangência

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Competência Informacional no Contexto

Descrição Coordenador

Catalina Guerrero,
Gladys Ceretta

Data Publicação

2019

Instituição de Origem

Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ)
Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade CNPQ/UNIT-GECES

Cidade de Origem

Aracaju - Sergipe

País de Origem

Brasil

Localização

Universidad de Murcia - UMU

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