Dublin Core
Título
Competência em Informação para a área de ciências da saúde: a formação do bibliotecário para um papel estratégico e de maior protagonismo
Assunto
Competência em informação, Letramento em
saúde, Objetivos instrucionais
saúde, Objetivos instrucionais
Autor
Ana Paula Meneses Alves
Débora Crystina Reis
Descrição
A promoção da equidade de saúde está ligada, dentre outros aspectos, ao acesso à informação pertinente, de qualidade e de fontes confiáveis. Nesse sentindo, saberes mais singulares e conhecimentos transversais voltados a área de Ciências da Saúde são necessários para completar os conhecimentos específicos da formação biblioteconômica. Dentre esses conhecimentos específicos, destaca-se os saberes a respeito da área da Competência em Informação (CoInfo), como um ativo individualizador que permitirá ao profissional realizar atividades diferenciadas e agir de maneira estratégica e protagonista dentro de diferentes instituições de saúde. Desde modo, o objetivo desse artigo é refletir sobre as ações recentes para a formação do bibliotecário sobre CoInfo na área de ciências da saúde na Universidade Federal de Minas Gerais, a partir da realização de duas disciplinas optativas: “Atuação profissional na área de informação científica e tecnológica em saúde” e “Competência Informacional na área de Ciências da Saúde”, bem como observar os objetivos instrucionais que balizaram o projeto, visando a qualidade do processo de ensino-aprendizagem proposto pelo mesmo. Para tanto, pormenorizando os métodos adotados, tratase de uma pesquisa qualitativa, aplicada, exploratória, que para atender o objetivo principal se pautou na metodologia de estudo de caso, para investigar as proposições das duas disciplinas acima mencionadas, bem como conhecer as suas bases teóricas, os detalhamentos dos planos de ensino e profundidade dada as ações aplicadas aos discentes e objetivos instrucionais. Como resultados espera-se verificar se os objetivos instrucionais e as bases teórico-práticas propostas nas disciplinas estão de acordo com as premissas teóricas discutidas nesse trabalho, bem como delinear caminhos para ampliar tais estudos e formações.
Data
15/10/2020
Formato
PDF
Idioma
Português
Tipo
Texto
Abrangência
Científica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
MESA 6: Alfabetización informacional y competencias digitales
Descrição Coordenador
José Antonio Gómez Hernández
Regina Belluzzo
Instituição de Origem
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Cidade de Origem
Minas Gerais
País de Origem
Brasil
Localização
Sala Virtual
Posição: 556 (147 visualizações)