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Título
ORIGENS, MOTIVAÇÕES, PROCESSOS E USOS DO PROINFO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE PORTO ALEGRE
Assunto
ProInfo,
Ciclo de Políticas,
Educação,
Tecnologias,
Arquitetura Metodológica.
Autor
Mara Rosane Noble Tavares
Descrição
O presente trabalho investigou o processo de introdução da Informática na Educação nas
escolas estaduais de Porto Alegre, no período de 2013 a 2016. Este processo compreendeu a
distribuição dos equipamentos nas escolas e a formação dos professores para usar as tecnologias
em sala de aula com a oferta de conteúdos digitais, ações propostas pelo Programa Nacional de
Tecnologia Educacional (ProInfo) do Ministério da Educação e realizadas pela Secretaria de
Educação do Rio Grande do Sul, a partir dos Núcleos de Tecnologia Educacionais das
Coordenadorias Regionais de Educação. O principal objetivo deste trabalho foi mapear o
processo envolvendo as tecnologias nas escolas da Rede Estadual de Porto Alegre, com a
finalidade de analisar as políticas públicas de introdução da Informática na Educação. Adotouse a metodologia quali-quantitativa, organizada no Estado da Arte. Foram combinadas as
pesquisas Documental, Bibliográfica, Survey e o método do Ciclo de Políticas para a análise
das informações encontradas. Através da pesquisa documental nas categorias quantitativa e
qualitativa, buscou-se em fontes primárias, como documentos institucionais, estaduais, federais
e internacionais, as informações sobre os projetos desenvolvidos no estado, a história, a
legislação e os objetivos que deram suporte às políticas do ProInfo. Na pesquisa bibliográfica,
as consultas foram feitas em fontes secundárias, com a intenção de contextualizar as políticas
para o uso das tecnologias, seus desdobramentos educacionais, sociais e econômicos.
Finalmente, através da pesquisa Survey, apurou-se a opinião dos gestores sobre a percepção de
professores, a estrutura das escolas e como aconteceu o uso pedagógico das tecnologias no
cotidiano escolar, durante o período investigado. A análise dos resultados alcançados, pela
combinação das pesquisas, respeitou a metodologia do Ciclo de Políticas, proposta por Ball e
Mainardes (2011), para o tratamento do ciclo contínuo das políticas para a introdução da
Informática na Educação. Buscou-se trazer para a discussão as propostas de Ponte (2000),
Almeida (2002; 2003; 2008) e Oliveira, A.; Lima (2015) sobre a formação continuada dos
professores e as experiências significativas com o uso das tecnologias para a aprendizagem,
relatadas por Silva, M. (2005), Moran, Masetto e Behrens (2013), entre outros autores. Segundo
Mainardes (2006), uma política educacional nunca consegue ser totalmente eficiente, porque
sofre modificações produzidas pelas crenças e motivações dos profissionais de educação que
atuam no Contexto da Prática. Para Alonso (2008), o uso da tecnologia não garante uma ação
pedagógica eficaz e a qualidade na educação. O trabalho visou a contribuir com dois Produtos
de Pesquisa: primeiro, um sistema ordenado de mapeamento das políticas educacionais na
forma de Arquitetura Metodológica, que pode ser aplicado na investigação de qualquer política
educacional a fim de acompanhar suas origens, motivações, processos e usos; e o segundo
produto, apresentando como caso específico, os resultados relevantes da investigação sobre a
gestão das tecnologias nas escolas estaduais de Porto Alegre.
escolas estaduais de Porto Alegre, no período de 2013 a 2016. Este processo compreendeu a
distribuição dos equipamentos nas escolas e a formação dos professores para usar as tecnologias
em sala de aula com a oferta de conteúdos digitais, ações propostas pelo Programa Nacional de
Tecnologia Educacional (ProInfo) do Ministério da Educação e realizadas pela Secretaria de
Educação do Rio Grande do Sul, a partir dos Núcleos de Tecnologia Educacionais das
Coordenadorias Regionais de Educação. O principal objetivo deste trabalho foi mapear o
processo envolvendo as tecnologias nas escolas da Rede Estadual de Porto Alegre, com a
finalidade de analisar as políticas públicas de introdução da Informática na Educação. Adotouse a metodologia quali-quantitativa, organizada no Estado da Arte. Foram combinadas as
pesquisas Documental, Bibliográfica, Survey e o método do Ciclo de Políticas para a análise
das informações encontradas. Através da pesquisa documental nas categorias quantitativa e
qualitativa, buscou-se em fontes primárias, como documentos institucionais, estaduais, federais
e internacionais, as informações sobre os projetos desenvolvidos no estado, a história, a
legislação e os objetivos que deram suporte às políticas do ProInfo. Na pesquisa bibliográfica,
as consultas foram feitas em fontes secundárias, com a intenção de contextualizar as políticas
para o uso das tecnologias, seus desdobramentos educacionais, sociais e econômicos.
Finalmente, através da pesquisa Survey, apurou-se a opinião dos gestores sobre a percepção de
professores, a estrutura das escolas e como aconteceu o uso pedagógico das tecnologias no
cotidiano escolar, durante o período investigado. A análise dos resultados alcançados, pela
combinação das pesquisas, respeitou a metodologia do Ciclo de Políticas, proposta por Ball e
Mainardes (2011), para o tratamento do ciclo contínuo das políticas para a introdução da
Informática na Educação. Buscou-se trazer para a discussão as propostas de Ponte (2000),
Almeida (2002; 2003; 2008) e Oliveira, A.; Lima (2015) sobre a formação continuada dos
professores e as experiências significativas com o uso das tecnologias para a aprendizagem,
relatadas por Silva, M. (2005), Moran, Masetto e Behrens (2013), entre outros autores. Segundo
Mainardes (2006), uma política educacional nunca consegue ser totalmente eficiente, porque
sofre modificações produzidas pelas crenças e motivações dos profissionais de educação que
atuam no Contexto da Prática. Para Alonso (2008), o uso da tecnologia não garante uma ação
pedagógica eficaz e a qualidade na educação. O trabalho visou a contribuir com dois Produtos
de Pesquisa: primeiro, um sistema ordenado de mapeamento das políticas educacionais na
forma de Arquitetura Metodológica, que pode ser aplicado na investigação de qualquer política
educacional a fim de acompanhar suas origens, motivações, processos e usos; e o segundo
produto, apresentando como caso específico, os resultados relevantes da investigação sobre a
gestão das tecnologias nas escolas estaduais de Porto Alegre.
Editor
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS PORTO ALEGRE – RS/BRASIL
Data
19/10/2017
Direitos
Mara Rosane Noble Tavares
Formato
PDF
Idioma
Português
Tipo
Texto
Abrangência
Programação Científica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Políticas de informação e educomunicação.
Descrição Coordenador
Profª. Dra. Georgete Medleg
Profª. Dra. Mª Teresa Fernández Bajón
Data Publicação
19/10/2019
Instituição de Origem
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
Cidade de Origem
Porto Alegre - Rio Grande do Sul
País de Origem
Brasil
Localização
UNIT - Universidade Tiradentes - Aracaju - Brasil
Posição: 513 (159 visualizações)