O Cenário da Educação Básica Brasileira na Pandemia do COVID-19: Foco na ODS 4 da Agenda 2030

Dublin Core

Title

O Cenário da Educação Básica Brasileira na Pandemia do COVID-19: Foco na ODS 4 da Agenda 2030

Subject

ensino remoto;
agenda 2030;
ods 4;
educação de qualidade;
educação em tempos de COVID-19

Creator

Regiane da Silva Rocha,
Janaína Fernandes Guimarães Polonini

Description

A pesquisa visa apresentar as implicações do COVID-19 no cenário da educação brasileira e no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - Educação de Qualidade. A Agenda 2030 é um plano de ação internacional da Unesco que estabelece 17 ODS e 169 metas criadas em busca do fortalecimento da paz mundial e a melhoria da qualidade de vida a todos. A pandemia de COVID-19 provocou o lockdown e o isolamento social como medida sanitária necessária à preservação da vida humana. No Brasil, os professores adequaram as práticas pedagógicas aplicadas no ensino presencial ao ensino remoto com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Neste sentido, o objetivo da pesquisa é conhecer as dificuldades apresentadas pelos professores durante o ensino remoto e sua relação com o cumprimento das metas da Agenda 2030. Apresenta a diferença entre o ensino remoto e a educação a distância. Cita e analisa a legislação que regulamenta o ensino remoto no Brasil durante a pandemia. Discorre sobre as políticas públicas insuficientes. Pontuam-se as metas da ODS 4 e reflete sobre as aplicações ao longo da pandemia. A pesquisa é descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica foi realizada na base de periódicos da CAPES, entre os anos de 2019 a 2021, tendo como estratégia de busca as produções científicas com as temáticas “ODS 4”, “Agenda 2030”, “Educação de qualidade”, “ensino remoto”, “ensino remoto emergencial” e “educação básica em tempos de COVID-19”. Neste sentido, evidencia-se a importância do professor como mediador do processo ensino-aprendizagem. Conclui-se que a pandemia do COVID-19 ampliou a desigualdade social e destacou a dificuldade em alcançar as metas propostas referente a ODS 4 Educação de Qualidade.

Publisher

Universidade de Brasília- UnB

Date

22/11/2021

Rights

Aos respectivos autores

Language

Português

Type

Texto

Coverage

Científica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Políticas de Informação e Agenda 2030

Descrição Coordenador

Prof. Dr. Ronaldo Linhares (UNIT),
Prof. Dr. Fernando Ramos Simón (UCM)

Data Publicação

22/11/2021

Localização

Universidade de Brasília- UnB

Position: 769 (109 views)