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Title
O Valor da Informação na Sociedade do Conhecimento
Subject
Teoria dos jogos,
Conhecimento,
Valor da informação,
Cognição,
Revolução 4.0
Conhecimento,
Valor da informação,
Cognição,
Revolução 4.0
Creator
Gysele Fernandes dos Santos Rogo
Eder Cesar de Souza
Francisco Carlos Paletta
Description
Introdução: Na sociedade pós-industrial, mais precisamente na revolução 4.0, a informação emerge como elemento imprescindível para o desenvolvimento econômico global, por meio da informação torna-se viável a interação entre nações e organizações dinamizando a inclusão social. A informação passou a ser considerada um insumo fundamental no sistema produtivo equiparando-se aos fatores, capital e humano, tornou-se imperativo em qualquer setor de atividade. Fato é que na contemporaneidade as organizações apresentam uma nova realidade a qual a informação/conhecimento se mostra como elementos determinantes de sucesso, meio pelo qual garante sua produtividade, capacidade de inovar e consequentemente a competitividade. Objetivo: O trabalho propõe entender o valor da informação na sociedade do conhecimento, na medida em que a relevância da informação é fator de precisão para tomada de decisão corporativa. E os objetivos específicos: identificar as contribuições da teoria dos jogos mediante a análise de informações perfeitas e imperfeitas na tomada de decisão; Entender como ocorre processos cognitivos na apropriação da informação e geração de conhecimento, que contribuem para os resultados da organização. Metodologia: Uma pesquisa bibliográfica, a partir de levantamento realizado no google acadêmico e na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e Anais do ENANCIB com uma abordagem qualitativa e quantitativa .Resultados: Infere-se que com a Teoria dos Jogos é possível compreender as influencias cognitivas no contexto do processo decisório, visto que focaliza o raciocínio dos sujeitos organizacionais e dos agentes que intervêm na organização, ponderando as variáveis que influem nos resultados. Ao considerar as dimensões da informação cria-se valor para o subsídio as decisões, sobretudo, a escolha da estratégias adotadas em relação a informação. Conclusão: A partir da analise de conceitos e definições , entende-se que os players devem ser capaz de identificar, analisar, interpretar e fazer a escolha das informações necessárias, avaliando as incertezas e as oportunidades compreendidas ao tomar decisões em um mercado dinâmico. A informação e o conhecimento apresentam uma função essencial no âmbito de um jogo, uma vez que ,com esses insumos a organização procura entender o contexto e construir um panorama favorável, projetando uma melhor performance em um ambiente caracterizado por incertezas As informações e conhecimentos sustentam a organização para garantir a sua sobrevivência, aumentando a produtividade e gerando diferenciais inovadores e competitivos .
Publisher
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Date
11/11/2019
Rights
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Gysele Fernandes dos Santos Rogo
Eder Cesar de Souza
Francisco Carlos Paletta
Language
Português
Type
Texto
Identifier
ISSN 2675-2409
Coverage
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Gestão da Informação, Comunicação e Organização do
Conhecimento
Conhecimento
Descrição Coordenador
Dr Emir Suaiden
Dra Cecília Leite
Data Publicação
2020
Localização
Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil
Position: 177 (191 views)