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Title
Transparência nos canais de comunicação entre as universidades públicas brasileiras e os cidadãos
Subject
Comunicação,
Sociedade,
Universidade Federal,
Gestão Informacional
Sociedade,
Universidade Federal,
Gestão Informacional
Creator
Luzia Zorzal
Georgete Medleg Rodrigues
Description
A transparência nos canais de comunicação entre as universidades públicas brasileiras e os cidadãos evidencia a existência de estruturas que fazem a interface dessa comunicação com o objetivo de solicitar, reclamar, denunciar, sugerir e avaliar os serviços prestados por essas instituições. A temática relacionamento com a sociedade tem sido uma grande preocupação para muitos gestores e faz parte da governança. Uma boa governança vincula-se à transparência, equidade, accountability, compliance e leva a produzir resultados significativos com mais controle social. O Ministério da Educação, com base nas avaliações das Instituições de Ensino Superior realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, dos seus respectivos cursos e do desempenho dos estudantes, criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Entre suas finalidades, estão a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, com a valorização de sua missão pública e da promoção dos valores democráticos. A lei que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior considera a comunicação social das universidades como uma das dimensões institucionais importantes a serem avaliadas como parte constituinte do perfil e da atuação institucional. Esta comunicação apresenta parte dos resultados de uma tese de doutorado em Ciência da Informação, defendida em 2015, sobre transparência e governança nas universidades públicas federais, com base em investigação de natureza exploratória, descritiva, qualitativa, bibliográfica e documental. O estudo compreendeu um universo de 63 universidades federais brasileiras do qual foram selecionadas as cinco que estavam no topo do Ranking Webometrics, em julho de 2013, correspondendo a cada uma das cinco regiões geográficas do Brasil. Dentre as categorias indicadoras do nível de transparência das universidades selecionadas para a tese está a categoria “relacionamento com a sociedade” e suas subcategorias de análise que indicam a existência de estruturas na instituição que garantam um canal de comunicação entre o cidadão e a universidade para diversos fins. Ao analisar as subcategorias delimitadas dentro da categoria “relacionamento com a sociedade”, num total de sete subcategorias, conclui-se que das cinco universidades analisadas, quatro delas instituíram, em graus variados, mecanismos de comunicação com a sociedade atendendo a dispositivos legais como os preconizados pela Lei de Acesso à Informação e outros instrumentos normativos. Dentre os serviços oferecidos estão o Serviço de Informações ao Cidadão, aferição do grau de satisfação do cidadão com os serviços, Ouvidorias.
Publisher
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Date
12/11/2019
Rights
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Luzia Zorzal
Georgete Medleg Rodrigues
Language
Português
Type
Texto
Identifier
ISSN 2675-2409
Coverage
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Políticas de Informação e Agenda 2030
Descrição Coordenador
Dra Aurora Cuevas Cerveró
Dr. Juan Jose Prieto
Data Publicação
2020
Localização
Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil
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