Dublin Core
Title
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO PARA A OTIMIZAÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO MUNICIPAL
Subject
Gestão da Informação.
Otimização,
Orçamento público municipal
Creator
Fernanda Furio Crivellaro,
Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano,
Marcos Freitas Pereira,
Everton Pereira da Costa,
Gilkele Barbosa Araújo
Description
O controle, a organização e o equilíbrio das contas públicas municipais envolvem um cenário de pesquisa de grande relevância para toda a sociedade e também para os gestores que assumem cargos políticos, principalmente aos prefeitos, cujo cargo tem a função de administrar e governar os interesses públicos. Diversas são as atribuições do governante, entretanto, merece destaque a elaboração do Orçamento Público, que trata do planejamento envolvendo o equilíbrio das entradas e saídas de recursos, para manter o bem estar da sociedade e o amplo controle das contas públicas. A elaboração e execução do orçamento público requer conhecimentos técnicos e a aplicação da legislação vigente. Diante do amplo conhecimento exigido para este procedimento, a gestão da informação é uma ferramenta que contribui com a melhoria da tomada de decisões, com o cumprimento de prazos e com a garantia da licitude e segurança das ações da gestão pública. Responsável pelo orçamento, o profissional contador aprofunda conhecimentos técnicos neste campo de atuação e tem um papel fundamental na elaboração de demonstrativos, na verificação orçamentária e na aplicação da legislação vigente, contribuindo com a eficiência da aplicação dos recursos e também com a eficácia no atendimento às demandas. Considerando o volume de informações necessárias à gestão contábil, surge a seguinte problemática: O contador, ao atuar como gestor da informação, pode otimizar a elaboração do orçamento público municipal? Para responder a esta questão, o trabalho tem como objetivo identificar como o contador pode auxiliar no planejamento orçamentário municipal, a partir da gestão da informação legislativa. Para alcançar o objetivo proposto foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a revisão bibliográfica, a pesquisa documental e entrevistas com gestores municipais. Como resultados, foi possível caracterizar a atuação do profissional contador na gestão da informação, coordenando a análise da informação contidas nos dispositivos legais e a informação técnica especializada da contabilidade pública.
Publisher
Universidade de Brasília- UnB
Date
23/11/2021
Rights
Aos respectivos autores
Language
Português
Type
Texto
Coverage
Científica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Gestão da Informação, Comunicação e Organização do Conhecimento
Descrição Coordenador
Prof.ª Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares (UnB)
Prof.ª Dra. Sonia Sánchez Cuadrado (UCM)
Data Publicação
23/11/2021
Localização
Universidade de Brasília- UnB
Position: 850 (94 views)