Dublin Core
Título
Contação de histórias e inclusão social: registros das experiências do projeto “Além dos Livros” em bibliotecas públicas da Paraíba/Brasil
Materia
Inclusão social;
Contadoras de histórias;
Bibliotecas Públicas;
Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas
Autor
Geisa Fabiane Ferreira Cavalcante,
Pablo Parra Valero,
Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira
Descripción
Objetiva registrar e analisar as experiências das contadoras de histórias com a ação de inclusão social desenvolvida no projeto “Além dos livros”: a biblioteca pública e os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas. Trata-se de uma colaboração de pesquisa e extensão entre os Grupos de Pesquisa iMclusos: Informação, Memória, Tecnologias e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba e o Grupo de pesquisa "Información, Biblioteca y Sociedad" da Universidade Complutense de Madrid. A proposta nasce por meio da equipe da Biblioteca Municipal Ricardo León (Galapagar, Espanha) e desenvolvido pela primeira vez no Brasil em duas bibliotecas públicas do Estado da Paraíba, com alunos de escolas públicas que frequentam essas bibliotecas, sendo elas: a Biblioteca Pública Estadual Juarez da Gama Batista, localizada na cidade de João Pessoa e a Biblioteca Pública Municipal Aderbal Piragibe, localizada na cidade de Cabedelo. Metodologicamente, adotou-se a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação como forma de investigação por basear-se na autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes propiciando um melhor entendimento das práticas e vivências durante a realização das atividades de contação de histórias e participação dos alunos envolvidos. As ações registradas e analisadas foram realizadas com grupos de 20 a 30 crianças com idades entre 08 e 12 anos, num total de dois encontros, um em cada biblioteca no período entre fevereiro e março de 2020. O projeto inicial previa 10 encontros, cinco em cada biblioteca, todavia, em razão da pandemia causada pelo coronavírus covid-19 e as medidas adotadas para conter o avanço epidêmico, as ações foram interrompidas. As atividades foram realizadas com a mediação de duas contadoras de histórias, que após as ações, produziram podcasts e vídeos com as crianças participantes possibilitando que elas se expressassem sobre os conteúdos narrados. A análise revela uma certa compreensão por parte das crianças em relação aos objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas. Por outro lado, ressalta-se que apesar da pouca idade das crianças, mesmo àquelas que não possuem o domínio da lecto escrita, todas estiveram completamente envolvidas na história e na gravação. Assim, pode-se inferir que esse tipo de atividade contribui para inclusão social em conformidade com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Organização das Nações Unidas, bem como possibilita a familiaridade das crianças no uso de meios digitais de comunicação.
Editor
Universidade de Brasília- UnB
Fecha
22/11/2021
Derechos
Aos respectivos autores
Idioma
Português
Tipo
Texto
Cobertura
Científica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Políticas de Informação e Agenda 2030
Descrição Coordenador
Prof. Dr. Ronaldo Linhares (UNIT),
Prof. Dr. Fernando Ramos Simón (UCM)
Data Publicação
22/11/2021
Localização
Universidade de Brasília- UnB
Posición: 736 (114 Puntos de vista)