FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO NA ERA DIGITAL

FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DA.pdf

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Título

FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO NA ERA DIGITAL

Materia

Formação Profissional,
Transformação 4.0,
Era Digital,
Profissional da Informação,
Educação,
Competência Digital,
Competência Informacional

Autor

Francisco Paletta Paletta
José Antonio González-Moreiro

Descripción

O entendimento da Ciência da Informação como campo de estudo que integra todos os fenômenos ligados à produção, organização, difusão e utilização de informações, nas diferentes áreas do conhecimento, foram objetos de estudo projeto. No projeto de pesquisa foram analisados aspectos relevantes para a formação do profissional da informação na Era Digital. Analisamos o Projeto Político Pedagógico de Universidades Públicas Brasileiras e a sua matriz curricular considerando ementas, carga horária, eixo temático. O contexto da sociedade da informação e a propagação do uso das tecnologias de informação e comunicação demandam a necessidade do desenvolvimento de competências mínimas para a geração de cidadãos autônomos na busca pelo conhecimento. O objetivo deste estudo é analisar, segundo as informações obtidas, onde a formação se mostra mais adequada e eficaz para a preparação de um profissional da informação bem qualificado, para isso, serão analisados aspectos importantes de algumas universidades nacionais e internacionais, apontando vantagens e desvantagens de cada curso. A pesquisa apresenta metodologia exploratória e analítica, com o objetivo de investigar, com uma pesquisa de campo de maneira qualitativa, as ações que geram a competência informacional nos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Como resultados apresentamos alguns indicadores significativos para a formação do profissional da Informação. Um dos principais desafios da educação na área da Ciência da Informação, é o desenvolvimento de currículos que proporcionem uma formação alinhada com os desafios do mercado global, sem deixar de se preocupar com a formação cultural e humanística dos profissionais que atuam na área, neste contexto onde a tecnologia desempenha papel fundamental na gestão da informação e produção de conhecimentos. O valor estratégico da educação, ensino, e cultura apresenta-se como referência para a criação de modelos cognitivos e pedagógicos capazes de dialogar com a constante mutação digital. Avanços nesses campos funcionam como força motora de fundamental importância no redimensionamento do papel da informação e do conhecimento em contribuir para com o desenvolvimento social, econômico e de qualidade de vida de sua sociedade.

Editor

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação

Fecha

11/11/2019

Derechos

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Francisco Paletta Paletta
José Antonio González-Moreiro

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN 2675-2409

Cobertura

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Competência em Informação, Literacias e Transliteracias

Descrição Coordenador

Dra Regina Belluzzo

Dr José-Antonio Gómez-Hernández

Data Publicação

2020

Localização

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil

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