Competência em Informação e Competência Digital: habilidades informacionais de estudantes do curso de Economia.

Dublin Core

Título

Competência em Informação e Competência Digital: habilidades informacionais de estudantes do curso de Economia.

Materia

Competência em Informação,
Competência Digital,
Ciência da Informação,
Sociedade da Informação

Autor

Éder Cesar de Souza
Jessica Gabriela Tamião de Souza

Descripción

O dinamismo informacional de uma sociedade em constante mudança é permeado, de forma significativa, pelo avanço tecnológico e o surgimento de novos aparatos. Diante desse contexto, emergem novas competências que sugerem um melhor desenvolvimento e compreensão das habilidades informacionais. Desse modo, este estudo busca evidenciar a aproximação e inter-relação entre a Competência em Informação e Competência Digital, fundamentada por meio de seus respectivos conceitos e definições. Parte-se do pressuposto de que ambas as temáticas apresentam relevância para a Ciência da Informação e contribuem de forma significativa para a disseminação do processo democrático informacional. Sendo assim, como questão central, a pesquisa objetiva investigar o processo de busca e uso da informação, em ambientes digitais por estudantes de graduação, em prol da análise de suas habilidades informacionais. Para tanto, será aplicado um questionário com questões objetivas, em escala Likert, com estudantes do curso de Economia, de uma universidade pública da região sul do Brasil. Quanto a análise, será aplicado uma inferência estatística por meio do modelo de mínimos quadrados ordinários em regressão linear simples e múltipla com intuído de se estabelecer resultados significativos mediante os parâmetros analisados; Pretende-se verificar as fontes de informações mais utilizadas pelos estudantes, bem como as facilidades e dificuldades apresentadas no uso de ferramentas tecnológicas e digitais, em seu contexto de estudo. Os resultados visam apontar para um panorama holístico da Competência em Informação e Competência Digital, no cotidiano dos estudantes de Economia, bem como destacar as suas características quanto ao processo de busca da informação. O estudo reforça as implicações educacionais das competências em questão e evidencia o fortalecimento da Ciência da Informação como campo científico.


Editor

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação

Fecha

11/11/2019

Derechos

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Éder Cesar de Souza
Jessica Gabriela Tamião de Souza

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN 2675-2409

Cobertura

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Competência em Informação, Literacias e Transliteracias

Descrição Coordenador

Dra Regina Belluzzo

Dr José-Antonio Gómez-Hernández

Data Publicação

2020

Localização

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil

Posición: 482 (163 Puntos de vista)