Dublin Core
Título
Entre a teoria e a prática: a constituição de uma rede de formação das competências em leitura e em informação
Materia
Alfabetização e letramento,
Competência em informação,
Competência leitora,
Sociedade da Informação,
Sociedade do conhecimento.
Competência em informação,
Competência leitora,
Sociedade da Informação,
Sociedade do conhecimento.
Autor
Meri Nadia Marques Gerlin
Descripción
As novas tecnologias fomentam e democratizam a informação ao tornar acessíveis ferramentas de busca e recuperação em obras impressas, eletrônicas e digitais em formatos como jornais, livros, periódicos, vídeos e web sites. Viabilizam o acesso aos enormes volumes de informações por meio dos recursos tecnológicos e possibilitam processos de produção de conhecimentos, requerendo que o sujeito desenvolva competência no âmbito da informação e competência leitora que compreende conhecimentos, habilidades, técnicas e atitudes destinadas à promoção de aprendizagens significativas por meio do uso de diferentes modalidades de (hiper)textos informativos e voltados para o lazer perpassando o interesse, a necessidade e o prazer de ler. Ante ao exposto, tornou-se necessário colocar em análise o desenvolvimento da competência leitora no campo da Ciência da Informação, refletindo acerca da constituição de uma rede de formação dessa competência inter-relacionada com a competência em informação. A rede em questão encontra-se em processo de constituição envolvendo sujeitos que atuam em bibliotecas escolares, públicas e universitárias no Estado do Espírito Santo. Por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, caracterizada quanto aos procedimentos como bibliográfica e de campo, selecionou-se um conjunto de publicações que vão ao encontro das ações colaborativas direcionadas para processos investigativos e formativos, no que se refere ao desenvolvimento das competências em leitura e em informação. Verificou-se, portanto, que na sociedade da informação e do conhecimento solicita-se do sujeito leitor uma competência leitora que depreende da combinação de habilidades e técnicas no campo da informação (competência em informação), assim como da aquisição de habilidades cognitivas e atitudes relacionadas com a escrita (alfabetização) junto com a mobilização de práticas de leituras socialmente constituídas (letramento). Diante da potência dos fluxos de informação disseminados no ciberespaço potencializados pela linguagem multimodal (textual, sonora, imagética, etc.), enfatiza-se que a formação da competência, dada a característica da era digital, deve cada vez mais extrapolar o espaço físico que instituições como as bibliotecas, as escolas, os espaços comunitários, as universidades e outros ambientes apresentam, haja vista que uma grande parte da sociedade contemporânea encontra-se excluída e não utiliza os variados tipos de suportes e ferramentas tecnológicas comumente disponibilizadas.
Editor
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Fecha
11/11/2019
Derechos
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Meri Nadia Marques Gerlin
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISSN 2675-2409
Cobertura
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competência em Informação, Literacias e Transliteracias
Descrição Coordenador
Dra Regina Belluzzo
Dr José-Antonio Gómez-Hernández
Data Publicação
2020
Localização
Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil
Posición: 470 (163 Puntos de vista)