Entre a teoria e a prática: a constituição de uma rede de formação das competências em leitura e em informação

74210.pdf

Dublin Core

Título

Entre a teoria e a prática: a constituição de uma rede de formação das competências em leitura e em informação

Assunto

Alfabetização e letramento,
Competência em informação,
Competência leitora,
Sociedade da Informação,
Sociedade do conhecimento.

Autor

Meri Nadia Marques Gerlin

Descrição

As novas tecnologias fomentam e democratizam a informação ao tornar acessíveis ferramentas de busca e recuperação em obras impressas, eletrônicas e digitais em formatos como jornais, livros, periódicos, vídeos e web sites. Viabilizam o acesso aos enormes volumes de informações por meio dos recursos tecnológicos e possibilitam processos de produção de conhecimentos, requerendo que o sujeito desenvolva competência no âmbito da informação e competência leitora que compreende conhecimentos, habilidades, técnicas e atitudes destinadas à promoção de aprendizagens significativas por meio do uso de diferentes modalidades de (hiper)textos informativos e voltados para o lazer perpassando o interesse, a necessidade e o prazer de ler. Ante ao exposto, tornou-se necessário colocar em análise o desenvolvimento da competência leitora no campo da Ciência da Informação, refletindo acerca da constituição de uma rede de formação dessa competência inter-relacionada com a competência em informação. A rede em questão encontra-se em processo de constituição envolvendo sujeitos que atuam em bibliotecas escolares, públicas e universitárias no Estado do Espírito Santo. Por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, caracterizada quanto aos procedimentos como bibliográfica e de campo, selecionou-se um conjunto de publicações que vão ao encontro das ações colaborativas direcionadas para processos investigativos e formativos, no que se refere ao desenvolvimento das competências em leitura e em informação. Verificou-se, portanto, que na sociedade da informação e do conhecimento solicita-se do sujeito leitor uma competência leitora que depreende da combinação de habilidades e técnicas no campo da informação (competência em informação), assim como da aquisição de habilidades cognitivas e atitudes relacionadas com a escrita (alfabetização) junto com a mobilização de práticas de leituras socialmente constituídas (letramento). Diante da potência dos fluxos de informação disseminados no ciberespaço potencializados pela linguagem multimodal (textual, sonora, imagética, etc.), enfatiza-se que a formação da competência, dada a característica da era digital, deve cada vez mais extrapolar o espaço físico que instituições como as bibliotecas, as escolas, os espaços comunitários, as universidades e outros ambientes apresentam, haja vista que uma grande parte da sociedade contemporânea encontra-se excluída e não utiliza os variados tipos de suportes e ferramentas tecnológicas comumente disponibilizadas.

Editor

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação

Data

11/11/2019

Direitos

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Meri Nadia Marques Gerlin

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN 2675-2409

Abrangência

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Competência em Informação, Literacias e Transliteracias

Descrição Coordenador

Dra Regina Belluzzo

Dr José-Antonio Gómez-Hernández

Data Publicação

2020

Localização

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil

Posição: 466 (164 visualizações)