INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL INDÍGENA NA POÉTICA DA PINTURA “ADORAÇÃO DOS MAGOS” DE VASCO FERNANDES

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Título

INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL INDÍGENA NA POÉTICA DA PINTURA “ADORAÇÃO DOS MAGOS” DE VASCO FERNANDES

Materia

Informação,
Memória,
Representação,
Identidade Cultural Indígena,
Pintura

Autor

Mariza de Oliveira Pinheiro
Fabiana da Silva França

Descripción

A adoração dos Magos, de Vasco Fernandes (1475 – 1542), é uma pintura que pertenceu ao retábulo do altar da capela-mor da Sé da cidade de Viseu, Portugal, por volta de 1501 a 1506. Foi transferida para o Museu Grão Vasco, da mesma cidade, através do Decreto nº 2:284 – C, em março de 1916. A obra simboliza o episódio do nascimento de Cristo, com analogia aos três reis magos, Gaspar, Baltazar e Melquior. É considerada através da figura do Rei Baltazar, a primeira representação com traços da presença indígena, depois do “achamento” do Brasil. O objetivo do trabalho é analisar na tela, vestígios informacionais da representação da identidade cultural indígena, possíveis de evocação da memória e tradição cultural étnica no início do século XVI, no Brasil. Constituem-se como objetivos específicos a) identificar e caracterizar os elementos relativos à identidade étnica do indígena brasileiro; b) analisar esses elementos com base no contexto da época; c) analisar até que ponto os elementos étnicos observados na tela se identificam com a realidade indígena. A metodologia adotada está fundamentada na análise iconográfica e iconológica, baseado no método Panofsky, utilizando a representação descritiva e temática da imagem. A pintura renascentista portuguesa representa o contexto da época das “descobertas”, em que o artista, intencionou representar etnias conhecidas no mundo. Melquior, o europeu de meia-idade, Gaspar possui traços orientais e Baltazar, o mouro, representando os povos do Norte da África. A referência ao adorno de penas, sugere resignificações memorialísticas do contexto historiográfico da época. Na análise, identificamos alguns indícios de representações de artefatos, com traços significativos das cartografias das “descobertas” portuguesas projetadas no século XV e XVI.

Editor

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação

Fecha

11/11/2019

Derechos

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Mariza de Oliveira Pinheiro
Fabiana da Silva França

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN 2675-2409

Cobertura

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Gestão da Informação, Comunicação e Organização do
Conhecimento

Descrição Coordenador

Dr Emir Suaiden

Dra Cecília Leite

Data Publicação

2020

Localização

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil

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