Dublin Core
Título
Potencial de inclusão social de comunidades ciganas em Minas Gerais pelas bibliotecas públicas à luz da Agenda ONU 2030 e de Manifestos IFLA
Materia
Agenda 2030,
Desenvolvimento sustentável,
Bibliotecas públicas,
Comunidades ciganas,
Inclusão Social
Desenvolvimento sustentável,
Bibliotecas públicas,
Comunidades ciganas,
Inclusão Social
Autor
Eduardo da Silva Alentejo
Sônia Maria Ribeiro Farias Rodrigues Guedes
Descripción
Aborda a potencialidade de bibliotecas públicas em Minas Gerais favorecerem inclusão de valores sociais de comunidades ciganas de seu entorno. Analisa como bibliotecas públicas são potencialmente capazes de favorecer a inclusão de comunidades ciganas mediante práticas biblioteconômicas em Minas Gerais. Questiona como elas podem promover a implementação das diretrizes da Agenda ONU 2030 para o desenvolvimento sustentável. Apresenta a metodologia em duas etapas, teórica e empírica. A primeira com resultados de revisão de literatura acerca do tema. A segunda com aplicação de formulário de coleta de dados junto a bibliotecas públicas de Minas Gerais. Para a elaboração do questionário, a literatura analisada permitiu identificar indicadores à formulação das questões. O questionário foi elaborado pelo recurso Google Docs e encaminhado online às bibliotecas públicas. O principal material utilizado para isso envolveu legislação brasileira sobre o Desenvolvimento Sustentável, bases de dados bibliográficas e estatísticas e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). com base na Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, explica que o Estado de Minas Gerais registra a presença de populações ciganas do Brasil. Explica que inclusão de valores decorre do contexto das ações e políticas governamentais relativas ao desenvolvimento sustentável. Examina o tema à luz do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais, da Agenda ONU 2030 e dos manifestos sobre bibliotecas públicas e multiculturais da IFLA/Unesco. Descreve a questão do descaso dos governos em relação à garantia de direitos das comunidades ciganas. Traça o perfil da comunidade cigana em Minas Gerais. Explica sobre a necessária inclusão dos povos ciganos no âmbito educacional, sobre os aspectos legislativos e políticas públicas educacionais para populações ciganas. Apresenta noções de inclusão de valores sociais dos grupos ciganos, bem como de Bibliotecas Públicas e seu potencial para isso. Destaca a Agenda 2030 e metas do milênio de cidadania e desenvolvimento sustentável e os Manifestos IFLA para bibliotecas públicas e multiculturais para educação capaz de promover aprendizagem para todos.
Editor
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Fecha
12/11/2019
Derechos
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Eduardo da Silva Alentejo
Sônia Maria Ribeiro Farias Rodrigues Guedes
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISSN 2675-2409
Cobertura
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Políticas de Informação e Agenda 2030
Descrição Coordenador
Dra Aurora Cuevas Cerveró
Dr. Juan Jose Prieto
Data Publicação
2020
Localização
Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil
Posición: 130 (196 Puntos de vista)