Potencial de inclusão social de comunidades ciganas em Minas Gerais pelas bibliotecas públicas à luz da Agenda ONU 2030 e de Manifestos IFLA

POTENCIAL DE INCLUSÃO SOCIAL DE COMUNIDADES CIGANAS%0AEM MINAS GERAIS PELAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS À LUZ DA%0AAGENDA ONU 2030_2019_(Memória, Patrimônio Digital e Políticas de informação)191_205.pdf

Dublin Core

Título

Potencial de inclusão social de comunidades ciganas em Minas Gerais pelas bibliotecas públicas à luz da Agenda ONU 2030 e de Manifestos IFLA

Materia

Agenda 2030,
Desenvolvimento sustentável,
Bibliotecas públicas,
Comunidades ciganas,
Inclusão Social

Autor

Eduardo da Silva Alentejo
Sônia Maria Ribeiro Farias Rodrigues Guedes

Descripción

Aborda a potencialidade de bibliotecas públicas em Minas Gerais favorecerem inclusão de valores sociais de comunidades ciganas de seu entorno. Analisa como bibliotecas públicas são potencialmente capazes de favorecer a inclusão de comunidades ciganas mediante práticas biblioteconômicas em Minas Gerais. Questiona como elas podem promover a implementação das diretrizes da Agenda ONU 2030 para o desenvolvimento sustentável. Apresenta a metodologia em duas etapas, teórica e empírica. A primeira com resultados de revisão de literatura acerca do tema. A segunda com aplicação de formulário de coleta de dados junto a bibliotecas públicas de Minas Gerais. Para a elaboração do questionário, a literatura analisada permitiu identificar indicadores à formulação das questões. O questionário foi elaborado pelo recurso Google Docs e encaminhado online às bibliotecas públicas. O principal material utilizado para isso envolveu legislação brasileira sobre o Desenvolvimento Sustentável, bases de dados bibliográficas e estatísticas e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). com base na Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, explica que o Estado de Minas Gerais registra a presença de populações ciganas do Brasil. Explica que inclusão de valores decorre do contexto das ações e políticas governamentais relativas ao desenvolvimento sustentável. Examina o tema à luz do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais, da Agenda ONU 2030 e dos manifestos sobre bibliotecas públicas e multiculturais da IFLA/Unesco. Descreve a questão do descaso dos governos em relação à garantia de direitos das comunidades ciganas. Traça o perfil da comunidade cigana em Minas Gerais. Explica sobre a necessária inclusão dos povos ciganos no âmbito educacional, sobre os aspectos legislativos e políticas públicas educacionais para populações ciganas. Apresenta noções de inclusão de valores sociais dos grupos ciganos, bem como de Bibliotecas Públicas e seu potencial para isso. Destaca a Agenda 2030 e metas do milênio de cidadania e desenvolvimento sustentável e os Manifestos IFLA para bibliotecas públicas e multiculturais para educação capaz de promover aprendizagem para todos.

Editor

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação

Fecha

12/11/2019

Derechos

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Eduardo da Silva Alentejo
Sônia Maria Ribeiro Farias Rodrigues Guedes

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN 2675-2409

Cobertura

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Políticas de Informação e Agenda 2030

Descrição Coordenador

Dra Aurora Cuevas Cerveró

Dr. Juan Jose Prieto

Data Publicação

2020

Localização

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil

Posición: 130 (196 Puntos de vista)