LAS METODOLOGÍAS DE APRENDIZAJE ACTIVO EN LA ENSEÑANZA BIBLIOTECONOMÍA: LA EXPERIENCIA CON UN MAPA CONCEPTUAL Y EL DIAGRAMA DE BELLUZZO

Libro 2 Investigación en Información-261-274.pdf

Dublin Core

Título

LAS METODOLOGÍAS DE APRENDIZAJE ACTIVO EN LA ENSEÑANZA BIBLIOTECONOMÍA: LA EXPERIENCIA CON UN MAPA CONCEPTUAL Y EL DIAGRAMA DE BELLUZZO

Materia

Metodologias Ativas. Mapa Conceitual. Diagrama de Belluzzo. Ensino de Biblioteconomia.

Autor

Gabriela Belmont Farias
Maria Giovanna
Guedes de Farias

Descripción

O desafio da docência no ensino superior se concentra em estimular a criatividade dos discentes por meio das metodologias de aprendizagem. A ênfase do processo de aprendizagem deve estar na formação de um indivíduo capaz de aprender constantemente ao longo da vida. A partir desta reflexão, promoveu-se pesquisa com o objetivo de descrever sobre uma experiência da utilização do mapa conceitual e do diagrama de Belluzzo como métodos ativos de ensino-aprendizagem, por meio de conteúdos teóricos e práticos das disciplinas da unidade curricular de Recursos e Serviços de Informação do curso de Biblioteconomia. Visamos analisar quais são as mudanças necessárias na ação pedagógica, para se alcançar o pleno desenvolvimento das aptidões intelectuais e laborais dos = discentes. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, com a participação de discentes, os quais participaram da construção de mapas conceituais e do diagrama de Belluzzo em sala de aula. A coleta dos dados junto aos discentes ocorreu por meio de um questionário fechado. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin com o estabelecimento de categorias. Os resultados do processo de construção dos mapas conceituais e dos diagramas refletem na postura crítica e participativa do discente nos conteúdos ministrados em sala de aula. Concluímos que o uso de método ativo pode auxiliar os discentes a esquematizar e ressaltar os aspectos que devem ser trabalhados em sala de aula, por meio de uma interrelação entre a teoria e a prática.

Editor

Universidad Complutense de Madrid - UCM

Fecha

14/11/2016

Derechos

Universidad Complutense de Madrid - UCM
Gabriela Belmont Farias
Maria Giovanna
Guedes de Farias

Formato

PDF

Idioma

Português

Identificador

ISBN: 978-84-617-6684-0

Cobertura

Programação científica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Políticas de informação.

Descrição Coordenador

Dr. Jaime Leyro
Dr. Andrés Fernández

Data Publicação

2017

Instituição de Origem

Universidade Federal do Ceará - UFC

Cidade de Origem

Ceará

País de Origem

Brasil

Localização

Facultad de Ciencias de la Documentación
Departamento de Biblioteconomía y Documentación
Universidad Complutense de Madrid - UCM

Posición: 417 (169 Puntos de vista)