Dublin Core
Título
LAS METODOLOGÍAS DE APRENDIZAJE ACTIVO EN LA ENSEÑANZA BIBLIOTECONOMÍA: LA EXPERIENCIA CON UN MAPA CONCEPTUAL Y EL DIAGRAMA DE BELLUZZO
Assunto
Metodologias Ativas. Mapa Conceitual. Diagrama de Belluzzo. Ensino de Biblioteconomia.
Autor
Gabriela Belmont Farias
Maria Giovanna
Guedes de Farias
Descrição
O desafio da docência no ensino superior se concentra em estimular a criatividade dos discentes por meio das metodologias de aprendizagem. A ênfase do processo de aprendizagem deve estar na formação de um indivíduo capaz de aprender constantemente ao longo da vida. A partir desta reflexão, promoveu-se pesquisa com o objetivo de descrever sobre uma experiência da utilização do mapa conceitual e do diagrama de Belluzzo como métodos ativos de ensino-aprendizagem, por meio de conteúdos teóricos e práticos das disciplinas da unidade curricular de Recursos e Serviços de Informação do curso de Biblioteconomia. Visamos analisar quais são as mudanças necessárias na ação pedagógica, para se alcançar o pleno desenvolvimento das aptidões intelectuais e laborais dos = discentes. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, com a participação de discentes, os quais participaram da construção de mapas conceituais e do diagrama de Belluzzo em sala de aula. A coleta dos dados junto aos discentes ocorreu por meio de um questionário fechado. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin com o estabelecimento de categorias. Os resultados do processo de construção dos mapas conceituais e dos diagramas refletem na postura crítica e participativa do discente nos conteúdos ministrados em sala de aula. Concluímos que o uso de método ativo pode auxiliar os discentes a esquematizar e ressaltar os aspectos que devem ser trabalhados em sala de aula, por meio de uma interrelação entre a teoria e a prática.
Editor
Universidad Complutense de Madrid - UCM
Data
14/11/2016
Direitos
Universidad Complutense de Madrid - UCM
Gabriela Belmont Farias
Maria Giovanna
Guedes de Farias
Formato
PDF
Idioma
Português
Identificador
ISBN: 978-84-617-6684-0
Abrangência
Programação científica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Políticas de informação.
Descrição Coordenador
Dr. Jaime Leyro
Dr. Andrés Fernández
Data Publicação
2017
Instituição de Origem
Universidade Federal do Ceará - UFC
Cidade de Origem
Ceará
País de Origem
Brasil
Localização
Facultad de Ciencias de la Documentación
Departamento de Biblioteconomía y Documentación
Universidad Complutense de Madrid - UCM
Departamento de Biblioteconomía y Documentación
Universidad Complutense de Madrid - UCM
Posição: 427 (168 visualizações)