A competência em informação e as competências digitais alinhadas à Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Nº 4- Educação de Qualidade) no cenário de Covid-19.

2 A competência em informação e as competências digitais alinhadas à Agenda 2030 e os ODS (Nº 4- Educação de Qualidade) no cenário de COVID-19 - Danielli Santos da Silva.pdf

Dublin Core

Título

A competência em informação e as competências digitais alinhadas à Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Nº 4- Educação de Qualidade) no cenário de Covid-19.

Materia

Competência em informação; Competências digitais; Nativos digitais; Agenda 2030.

Autor

Danielli Santos da Silva

Descripción

Vivemos hoje um cenário atípico em função da pandemia de Covid-19 que alterou drasticamente todas os segmentos da sociedade, em especial a educação. A infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2 trouxe a necessidade de condutas de isolamento social e, consequentemente, alterações no cotidiano das pessoas. Com a suspensão das aulas presenciais a utilização de plataformas e suportes para o ensino à distância-EAD tornou-se a principal ferramenta para todos os níveis da educação e, assim, a aquisição de novas competências pelos nativos digitais fez-se ainda mais evidente destacando-se a Competência em Informação e as Competências Digitais que se inter-relacionam às propostas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) também propostos pela ONU. Em meio
as muitas transformações que se vivencia hoje com educação em uma escala ampla mediada pelas Tecnologias da Informação e do Conhecimento- TIC, destaca-se a existência dos cidadãos digitais que já nasceram nesta “era digital” e, ainda, aqueles que acompanharam sua criação e expansão. Portanto, para a melhor utilização da informação e seus desdobramentos é preciso desenvolver uma aprendizagem ao longo da vida que, por sua vez, baseia-se nos princípios de equidade e inclusão e que permitirão o desenvolvimento cidadão, que poderá transformar vidas e que são propostos pela ONU. Considerando-se que a educação continuada deve ser tratada como um direito na sociedade contemporânea, sendo que tem importância vital voltar-se o olhar para a Competência em Informação e as Competências Digitais, principalmente em um momento histórico como o que se vive na qual inúmeras fragilidades e lacunas foram reveladas.
Enfatiza-se a importância do desenvolvimento de capacidades tanto para aprender a gerenciar o imenso número de informações que é produzido e depositado diariamente nos diversos suportes midiáticos e tecnológicos, bem como integrá-las em seu processo de desenvolvimento como cidadão.
Este artigo pretende, portanto, contribuir com estudo teórico-prático constituído de Revisão Sistemática de Literatura e pesquisa qualitativa com análise de conteúdo de Bardin sobre a Competência em Informação e as Competências Digitais, contribuindo com a inter-relação conceitual entre ambas, evidenciando a necessidade de sua melhor compreensão e aplicação como diferenciais nas práticas e vivências voltadas à construção do conhecimento, da aprendizagem independente e da aprendizagem ao longo da vida, articulados aos pressupostos da Agenda 2030, especialmente em relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº4 – Educação de Qualidade.

Fecha

14/10/2020

Formato

PDF

Idioma

Português

Tipo

Texto

Cobertura

Científica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Mesa 4: Políticas de Información y Agenda 2030

Descrição Coordenador

María Jesús Colmenero Ruiz

Instituição de Origem

Secretaria de Educação

Cidade de Origem

São Paulo

País de Origem

Brasil

Localização

Sala Virtual

Posición: 671 (124 Puntos de vista)