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Título
A competência em informação e as competências digitais alinhadas à Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Nº 4- Educação de Qualidade) no cenário de Covid-19.
Assunto
Competência em informação; Competências digitais; Nativos digitais; Agenda 2030.
Autor
Danielli Santos da Silva
Descrição
Vivemos hoje um cenário atípico em função da pandemia de Covid-19 que alterou drasticamente todas os segmentos da sociedade, em especial a educação. A infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2 trouxe a necessidade de condutas de isolamento social e, consequentemente, alterações no cotidiano das pessoas. Com a suspensão das aulas presenciais a utilização de plataformas e suportes para o ensino à distância-EAD tornou-se a principal ferramenta para todos os níveis da educação e, assim, a aquisição de novas competências pelos nativos digitais fez-se ainda mais evidente destacando-se a Competência em Informação e as Competências Digitais que se inter-relacionam às propostas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) também propostos pela ONU. Em meio
as muitas transformações que se vivencia hoje com educação em uma escala ampla mediada pelas Tecnologias da Informação e do Conhecimento- TIC, destaca-se a existência dos cidadãos digitais que já nasceram nesta “era digital” e, ainda, aqueles que acompanharam sua criação e expansão. Portanto, para a melhor utilização da informação e seus desdobramentos é preciso desenvolver uma aprendizagem ao longo da vida que, por sua vez, baseia-se nos princípios de equidade e inclusão e que permitirão o desenvolvimento cidadão, que poderá transformar vidas e que são propostos pela ONU. Considerando-se que a educação continuada deve ser tratada como um direito na sociedade contemporânea, sendo que tem importância vital voltar-se o olhar para a Competência em Informação e as Competências Digitais, principalmente em um momento histórico como o que se vive na qual inúmeras fragilidades e lacunas foram reveladas.
Enfatiza-se a importância do desenvolvimento de capacidades tanto para aprender a gerenciar o imenso número de informações que é produzido e depositado diariamente nos diversos suportes midiáticos e tecnológicos, bem como integrá-las em seu processo de desenvolvimento como cidadão.
Este artigo pretende, portanto, contribuir com estudo teórico-prático constituído de Revisão Sistemática de Literatura e pesquisa qualitativa com análise de conteúdo de Bardin sobre a Competência em Informação e as Competências Digitais, contribuindo com a inter-relação conceitual entre ambas, evidenciando a necessidade de sua melhor compreensão e aplicação como diferenciais nas práticas e vivências voltadas à construção do conhecimento, da aprendizagem independente e da aprendizagem ao longo da vida, articulados aos pressupostos da Agenda 2030, especialmente em relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº4 – Educação de Qualidade.
as muitas transformações que se vivencia hoje com educação em uma escala ampla mediada pelas Tecnologias da Informação e do Conhecimento- TIC, destaca-se a existência dos cidadãos digitais que já nasceram nesta “era digital” e, ainda, aqueles que acompanharam sua criação e expansão. Portanto, para a melhor utilização da informação e seus desdobramentos é preciso desenvolver uma aprendizagem ao longo da vida que, por sua vez, baseia-se nos princípios de equidade e inclusão e que permitirão o desenvolvimento cidadão, que poderá transformar vidas e que são propostos pela ONU. Considerando-se que a educação continuada deve ser tratada como um direito na sociedade contemporânea, sendo que tem importância vital voltar-se o olhar para a Competência em Informação e as Competências Digitais, principalmente em um momento histórico como o que se vive na qual inúmeras fragilidades e lacunas foram reveladas.
Enfatiza-se a importância do desenvolvimento de capacidades tanto para aprender a gerenciar o imenso número de informações que é produzido e depositado diariamente nos diversos suportes midiáticos e tecnológicos, bem como integrá-las em seu processo de desenvolvimento como cidadão.
Este artigo pretende, portanto, contribuir com estudo teórico-prático constituído de Revisão Sistemática de Literatura e pesquisa qualitativa com análise de conteúdo de Bardin sobre a Competência em Informação e as Competências Digitais, contribuindo com a inter-relação conceitual entre ambas, evidenciando a necessidade de sua melhor compreensão e aplicação como diferenciais nas práticas e vivências voltadas à construção do conhecimento, da aprendizagem independente e da aprendizagem ao longo da vida, articulados aos pressupostos da Agenda 2030, especialmente em relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº4 – Educação de Qualidade.
Data
14/10/2020
Formato
PDF
Idioma
Português
Tipo
Texto
Abrangência
Científica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Mesa 4: Políticas de Información y Agenda 2030
Descrição Coordenador
María Jesús Colmenero Ruiz
Instituição de Origem
Secretaria de Educação
Cidade de Origem
São Paulo
País de Origem
Brasil
Localização
Sala Virtual
Posição: 681 (123 visualizações)